Notícias

Educação / COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

01 de Novembro de 2025 09h25

Estudantes de Cuiabá são premiadas com tablets por contos literários

Rafael Costa

Francinei Marans

Arquivo

Duas estudantes de Cuiabá, Maria Vitória Silva Miranda e Reismarys Valentina Carrizales Cedeno, ambas com 11 anos e matriculadas no 4º ano C da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Luís Borges Garcia, no bairro Bela Vista, foram premiadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), após ter a qualidade de contos literários destinados ao combate ao trabalho infantil reconhecidas pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso.

Ambas receberam um aparelho tablet. Na etapa municipal, a dupla de alunas concorreu com outro 2.931 estudantes do ensino fundamental.  

A estudante Maria Vitória ficou em segundo lugar na categoria conto. Já a estudante Reysmarys Valentina obteve o terceiro lugar. O primeiro lugar foi conquistado pelo estudante da zona rural Kauã Araújo dos Santos. Para entender mais, clique AQUI.

A diretora da escola, professora Acelina Pedrosa Nunes, recebeu com muita alegria a conquista. "Fiquei muito feliz pelo resultado das crianças. É uma valorização da escola. Houve uma comemoração muito grande. Os olhos delas brilharam. São crianças muito dedicadas", afirma.

A professora Francileide Moraes Cavalcante revela que a conquista é fruto de uma aprendizagem ministrada em sala de aula. “Primero, fizemos rodas de conversa para ensinar e orientar o que é trabalho infantil. Em segundo, desenvolvemos o que é conto literário, promovendo lições em sala de aula e orientado, por exemplo, correções ortográficas”.

A estudante Maria Vitória agradeceu ao empenho das professoras. “Sou muito agradecida e fiquei muito feliz em ter uma colega de sala de companhia neste prêmio”.

A estudante Reismarys Valentina Carrizales Cedeno é venezuelana e veio para Cuiabá morar com os pais há quatro anos, após a crise econômica e humanitária que enfrente seu país de origem. “Sou muito grata por este reconhecimento. Tenho muito orgulho da escola onde eu estudo”, afirma.

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, parabeniza todos os alunos participantes do projeto do Ministério Público do Trabalho. “As conquistas dos estudantes da rede pública nos enchem de orgulho. É a prova de que a união entre alunos, professores e família traz bons resultados”.

Orgulho materno

A professora Ângela Pereira Miranda, mãe da aluna Maria Vitória, narra o orgulho de ver a conquista filha. “Sempre incentivei minha pequena a ler histórias infantis e ver essa conquista representa muito”. 

A venezuelana Mariângela Cedeno também não esconde a emoção. “Minha filha é muito bem recepcionada e tratada nesta escola”.

#PraCegoVer

A foto ilustra duas crianças vestidas com uniforme oficial da Prefeitura de Cuiabá. Elas estão acompanhadas das mães e servidores. No fundo, é possível visualizar uma parede com diversos desenhos escolares.