Educação / PROVA CUIABÁ 2024

28 de Junho de 2024 15h09

Estudantes da rede pública municipal de educação participam da avaliação externa que monitora a proficiência acadêmica

MARIA BARBANT

Arquivo

Em Cuiabá, 35.428 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação estão participando da Prova Cuiabá, uma avaliação externa instituída pela Secretaria Municipal de Educação para o acompanhamento e monitoramento da proficiência acadêmica. Este ano, a avaliação externa teve início no último dia  24 e se encerra nesta sexta-feira (28).

Com questões de Língua Portuguesa e de Matemática a avaliação está sendo aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º Ano, e nas três fases da Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização, 2ª e 3ª Fases), de 81 unidades educacionais. O objetivo da avaliação é obter dados que possam subsidiar ações de melhorias do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado por meio da Prova Cuiabá são produzidos os indicadores para a rede pública municipal. “Aferir a proficiência dos estudantes é fundamental para avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação oferecida nas unidades educacionais públicas do Município. Por meio dos resultados obtidos pelos estudantes, gestores e professores podem nortear o planejamento das ações pedagógicas”, ressaltou.

Edilene de Souza Machado ressaltou que a gestão Emanuel Pinheiro avança nessa estratégia por acreditar que a avaliação é um instrumento capaz de indicar as necessidades e potencialidades da rede, a fim de garantir o direito de aprendizagem aos estudantes.

A Prova Cuiabá é realizada nas unidades da rede pública municipal de Educação desde 2009. A estratégia está inclusa no Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei nº 5949/2015. A partir do seu resultado são definidas as habilidades e competências essenciais, bem como as medidas de intervenção pedagógicas a serem adotadas, e a formação continuada dos professores.

A coordenadora de Formação, da Secretaria Municipal de Educação, Gabriela Caloi Loss destacou que a Prova Cuiabá é essencial no processo de construção de uma educação pública de qualidade.  “Os resultados da Prova Cuiabá orientam a definição de políticas da rede com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, na formação continuada adequada às necessidades formativas dos professores e para a proposição de investimentos em ações que busquem a equidade e a qualidade da prática educativa implementada nas escolas”, salientou.