Educação / VÔLEI DE PRAIA

24 de Junho de 2024 09h10

Estudantes da rede pública municipal de educação acompanharam o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

Maria Barbant

Assessoria

Arquivo

Cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental de cinco escolas da rede pública municipal de educação acompanharam esta semana a quinta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2024. O evento esportivo, que começou na quarta-feira (19) e termina no domingo (23) com os jogos das finais, reuniu atletas de todo o Brasil na arena montada no estacionamento do ginásio Aecim Tocantins, ao lado da Arena Pantanal.

Entre os estudantes, na faixa etária de 6 a 13 anos, 300 participam do Projeto Vôlei Kids. O convite para assistirem aos jogos partiu da Federação Mato-grossense de Vôlei. Alguns deles nunca haviam acompanhado um evento de vôlei de praia.

Os professores de Educação Física da EMEB Maria Ambrósio Pommot, Cleonice Maciel Perez e Bruno da Silva Pinto, disseram que as aulas de campo despertam o interesse e a admiração dos estudantes em relação à prática esportiva, fundamental na vida acadêmica. Na unidade educacional, os profissionais desenvolvem um trabalho voltado à prática do esporte e, no segundo semestre, as aulas serão voltadas para o vôlei.

Para a gerente executiva do Instituto Desportivo da Criança (IDC), que desenvolve o Vôlei Kids em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Profª. Selma Lopes, a participação das crianças fortalece a prática de esportes entre as crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Assistir aos jogos ao vivo, tendo a emoção junto com os atletas e vivenciando a experiência, faz toda a diferença na vida deles. “A prática esportiva é uma ferramenta que oferece benefícios e valores no desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e sociais, visando à promoção da saúde e à formação de um cidadão consciente, responsável e ético”, disse ela.

O estudante Arthur Farias, da EMEB Maria Ambrósio Pommot, disse estar entusiasmado. “Vamos começar as aulas de vôlei e gostei muito de assistir ao jogo, aprendi muito”, disse ele.

A estudante Brunna Celeste de Jesus Dutra, da EMEB Floriano Bochenek, participa do Vôlei Kids. “É a primeira vez que vejo um jogo assim”, disse ela.

Estudantes de nove unidades da rede pública municipal de educação participam do projeto: as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause, Floriano Bochenek, Francisco Pedroso da Silva, Moacyr Gratidiano Dorileo, Maria Lucila da Silva Barro, Maria Tomich Monteiro da Silva, Prof. Lenine de Campos Póvoas, Senhorinha Ana Alves de Oliveira e a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Hilda Caetano de Oliveira Leite.