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Educação / PREMIAÇÃO/MPT NA ESCOLA

28 de Outubro de 2024 09h33

Estudantes da rede pública municipal de Cuiabá são premiados nas categorias conto e música do Projeto MPT na Escola

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

Os estudantes Kaio Alfaias Silva Amaral, 7º Ano da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estevão Alves Correa e Felipe Guilherme de Lima Albuês, 4º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Luis Borges Garcia foram premiados nas categorias Música (2º lugar) e Conto (3º lugar), respectivamente, na etapa estadual do Projeto MPT na Escola 2024. A cerimônia de entrega dos Prêmios aconteceu na última quarta-feira (23), no Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 23º Região (PRT23), com a presença de estudantes, professores coordenadores, pais e representantes de 10 escolas de Mato Grosso. Os estudantes mais bem colocados de cada categoria receberam medalhas e troféus.

A premiação, dividida em quatro categorias – Conto, Desenho, Música e Poesia –, visa selecionar e premiar produções artístico-culturais de estudantes da rede pública de ensino fundamental, relacionadas à proteção da criança e do adolescente.

Pelo segundo ano consecutivo, a premiação é dividida em três grupos temáticos: "Trabalho infantil", para estudantes dos 4º e 5º anos (Grupo I); "Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional", para estudantes dos 6º e 7º anos (Grupo II) e "Segurança e saúde nas escolas e no trabalho", para estudantes dos 8º e 9º anos (Grupo III).

Projeto

O MPT na Escola, criado em 2009, é promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho e, faz parte do Projeto Resgate a Infância/Eixo Educação.

O projeto é composto de vária etapas que incluem capacitação técnica de assessores das Secretarias Municipais de Educação participantes com  palestras, exibição de vídeos, dinâmicas e debates sobre o conceito de trabalho infantil, os mitos e as concepções equivocadas sobre o assunto e as consequências dessa prática no futuro das crianças; capacitação dos coordenadores  e pedagógicos e professores das unidades educacionais participantes;   designação dos temas a serem abordados em sala de aula pelos professores sempre relacionados à temática do combate ao trabalho infantil e a inserção legal do adolescente no mercado de trabalho;  incentivo aos estudantes para a elaboração de trabalhos que permitam uma avaliação dos resultados da ação.

Para coroar esse processo e reconhecer o empenho de estudantes e professores, é realizado o Prêmio MPT na Escola, que seleciona os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto.

Premiação

O objetivo principal da etapa estadual de premiação é levar a temática do trabalho infantil à sociedade por meio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema e, fomentar a participação de crianças e adolescentes em ações de mobilização, conscientização, proteção e prevenção do trabalho infantil, além de iniciativas de promoção à saúde e segurança no trabalho.

Ambos os prêmios são nacionais, mas compreendem três etapas até sua finalização: local (municipal), estadual e nacional.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a premiação. “É com muito orgulho que conhecemos os premiados da rede municipal pelos trabalhos desenvolvidos durante o período do projeto nas unidades e o resultado da parceria envolvendo ações que buscam o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos e das políticas de erradicação do trabalho infantil”, disse Débora Marque Vilar.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende, destacou a importância da iniciativa para a comunidade escolar.  “As unidades educacionais contempladas com o Projeto MPT na Escola fomentam em seu currículo temas relativos à erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. A participação de outros atores promovendo a discussão com a participação de estudantes, professores, equipes gestoras e as famílias, no ambiente escolar, só tem a contribuir com a formação das nossas crianças”, disse Marcela Rezende.