Notícias

Educação / DIA DE ROCK

23 de Agosto de 2022 12h48

Estudantes da EMEB Ten. Octacílio Sebastião da Cruz participam de concerto didático

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Estudantes do período matutino da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, localizada no bairro CPA III, apresentaram nesta segunda-feira (22), o resultado de um trabalho que estão desenvolvendo desde o primeiro semestre. O Projeto "Dia do Rock na Escola" reuniu cerca de 300 alunos, da Educação Infantil até o 4º Ano do Ensino Fundamental, ao som da banda de rock Ponte de Ferro.

A apresentação contou com mostra de solos de instrumentos, entrada de motos e muito rock, de Elvis Presley, Jimmy Hendrix, Deep Purple, Led Zeppelin a Iron Maidem além de apresentações de capoeira e maculelê.

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Claudenir Izabel Silva Gonsales, explicou que o Projeto foi desenvolvido pelos professores de Educação Física e de Arte. “O Projeto envolveu várias etapas de trabalho pedagógico com os estudantes, em sala de aula e em oficinas de capoeira e maculelê, flauta doce, percussão e coral. Hoje, a culminância é um dia de festa”, contou Claudemir.

O professor de Arte, Roberto Viana, disse que a proposta surgiu a partir de um planejamento conjunto com o professor de Educação Física, depois de folhear o livro didático de Artes ‘Conectados’, do 3º ano, onde encontrou o conteúdo que deu respaldo ao Projeto. “Um dos capítulos do livro conta de forma resumida, a história do Rock e de alguns de seus principais artistas”. Viana, que é músico formado pela Universidade Federal de Mato Grosso e integrante de algumas das principais bandas de Rock-Heavy Metal de Cuiabá, aprofundou os conteúdos sugeridos pelo livro didático e lançou o convite para sua banda/grupo de estudo para realizar uma apresentação em forma de concerto didático para os alunos da unidade escolar.

O Projeto foi abraçado pelos professores e por toda a escola. “O Projeto permite que os estudantes tenham contato e acesso a este universo musical, ampliando assim seu repertório. Esse trabalho, que é interdisciplinar e transdisciplinar, envolve além da música, outras manifestações artísticas e culturais, e a educação ambiental por meio da reciclagem do lixo seco, com instrumentos criados pelos estudantes”, salientou o professor Viana.

A coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes, coordenadores e assessores da Secretaria Municipal de Educação, acompanharam as apresentações. A coordenadora falou da importância das escolas desenvolverem projetos que demonstrem a diversidade cultural. “O Projeto contribui na formação dos estudantes e profissionais da educação. Agregando valores, esse trabalho mostra para as crianças que a música e a cultura vão muito além. A música é uma linguagem universal e um elemento presente em todas as culturas. Levar a música para as escolas da rede é uma forma de ampliar a percepção de mundo das nossas crianças”, destacou Elijane Gonçalves Lopes.