Educação / PROJETO CUIABANINHOS

20 de Junho de 2024 11h33

Estudantes da EMEB Dr. Fábio Firmino Leite visitaram a Câmara Municipal de Cuiabá

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

Estudantes do 5º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dr. Fábio Firmino Leite participaram na ultima quinta-feira (13) de mais uma visita guiada na Câmara Municipal, a última do Projeto Cuiabaninhos deste primeiro semestre. Os 40 estudantes conheceram o Marco Geodésico da América do Sul, na Praça Moreira Cabral e aprenderam sobre o funcionamento da Rosa dos Ventos que circunda o marco. No legislativo municipal visitaram a galeria de fotos e o Plenarinho – Auditório Ana Maria do Couto, onde receberam um café da manhã e aprenderam sobre as funções do vereador (a).

Criado em 2019, o Projeto Cuiabaninhos é uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e visa discutir temas ligados à cidadania.

Em 2022 e 2023, o projeto atendeu mais de 700 estudantes da rede pública municipal de educação. Neste primeiro semestre de 2024, participaram do Cuiabaninhos, 168 estudantes de quatro unidades educacionais do Município e, até o final do ano, o total de estudantes deve chegar a 350.

O diretor da EMEB Dr. Fábio Firmino Leite, Benedito Lucialdo Peixoto falou sobre o projeto. “Trazer as crianças dessa faixa etária de 10, 11 anos, é sempre um desafio. É uma descoberta para eles, conhecer a Câmara Municipal. Nunca sabemos se entre eles está algum futuro vereador ou prefeito”.

A estudante do 5º Ano, Gabriele Matos disse que a visita foi especial. “Eu achei muito legal vir aqui, é a minha primeira vez visitando a Câmara. Gostei da palestra, foi muito interessante, está será uma lembrança que vou guardar para a vida toda”, disse ela.

O assessor da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edmilson Marques de Moraes disse que os resultados do Projeto são positivos para a formação integral dos estudantes. “Ao abordar temas como cidadania, o papel dos vereadores, a importância do legislativo municipal na vida das pessoas, o voto, o Projeto desperta nos estudantes do 4º, 5º e 9º Ano o desenvolvimento da criticidade. É um grande aprendizado e a Secretaria Municipal de Educação avalia de forma muito positiva o efeito dessa vivência no processo de ensino e aprendizagem das nossas crianças e jovens”, destacou o assessor.