Notícias

Educação / FINANÇAS

24 de Maio de 2019 14h31

Estudantes aprendem a economizar em palestra sobre educação financeira

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Mais de 100 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Darcy Ribeiro, localizada no bairro Jardim Industriário, participaram na quinta-feira (23), da Roda de Conversa da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, que tem o apoio do Sicredi, com o tema “#Fiquenoverde - Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”.

A palestra foi ministrada pelo escritor e estudante cuiabano, Érico Metzner, no Batalhão da Rotam. A escola foi escolhida por também fazer parte do Programa “A União faz a Vida”, uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Fundação Sicredi.

Os alunos aprenderam durante a roda de conversa, a se relacionar de uma forma saudável com o dinheiro. Com métodos simples e acessíveis, receberam informações sobre a administração de gastos e seus benefícios no do dia-a-dia, desde a infância.

A assessora da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Nadir Simplício Dias disse que a palestra tem um conteúdo relevante para os alunos e, ajuda a disseminar o tema em sala de aula para formar contínua e progressivamente, cidadãos conscientes e atuantes em sua vida financeira desde as primeiras fases escolares. “Eles precisam de uma atividade diferenciada e essa palestra contribui com o desenvolvimento das crianças. Os professores também poderão praticar o que foi passado aqui em sala de aula, sempre incentivando a educação financeira”, explicou Nadir.

A palestra foi bem interativa e contou com a participação de alguns alunos para demonstrações sobre como ganhar o seu próprio dinheiro, como economizar e como gastar com responsabilidade.

A aluna Gabrielly da Silva Arce, disse que gostou muito da palestra. “O que eu achei importante é que ele ensinou a economizar, a ajudar os nossos pais e que podemos realizar os nossos sonhos quando aprendemos a nos organizar financeiramente”, declarou Gabrielly.

Os professores também aprovaram a iniciativa, de levar a educação financeira para dentro das escolas. “A palestra foi interessante, primeiro porque não é da rotina dos alunos e segundo, a abordagem foi voltada para as crianças, sobre como eles podem fazer para ganhar algum dinheiro para resolver as necessidades deles, e a planejar o futuro. Os exemplos foram bem simples e de alguma forma despertou neles o interesse para pelo menos comecem a pensar a respeito disso”, afirmou o professor Aristides Costa Neto.

Com apenas 15 anos, o palestrante Érico Metzner, que já publicou três livros sobre educação financeira, declarou que é importante a criança conhecer o básico sobre dinheiro para quando for adulto, facilitar a parte complicada da área financeira. “Quando a pessoa começa a economizar desde cedo, ela começa a ter mais sonhos. A satisfação de ganhar o seu próprio dinheiro é muito maior do que quando você o ganha de presente. Por isso, é importante levar esse conhecimento para as crianças para que elas possam planejar os seus futuros e realizarem os seus sonhos”, acrescenta Érico.

6ª Semana da Educação Financeira

A 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, também conhecida como Semana ENEF, é realizada anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para estimular o debate sobre o tema na sociedade. A iniciativa é apoiada pelo Sicredi, instituição financeira cooperativa e este ano está focada no conceito “#Fiquenoverde - Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”.

A Semana ENEF acontece entre 20 e 26 de maio, período em que são intensificados ações em todo o País e no ambiente virtual.

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)