Educação / PREMIAÇÃO

28 de Junho de 2024 15h06

Estudante, professor e escolas da rede pública municipal de Cuiabá receberão prêmio por desempenho

MARIA BARBANT

Arquivo

Três escolas da rede pública municipal de educação de Cuiabá, as EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo, Madre Marta Cerutti e Profª Tereza Lobo estão entre as 80 unidades que apresentaram as maiores evoluções no Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA). Também serão premiados na 3ª edição do Programa Alfabetiza MT, o estudante João Vitor Pereira de Souza, que em 2023 era atendido na EMEB Liberdade e o professor Israel José de Almeida, do 2º Ano da EMEB Antônia Tita Maciel de Campos.

A premiação pelas boas práticas, que elevaram os índices de alfabetização na idade certa, até 7 anos e oito meses, será realizada no dia 2 de julho, a partir das 14h, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado parabenizou os premiados e falou sobre a estratégia adotada pela rede pública municipal para fortalecer o processo de alfabetização com equidade e eficiência. “O Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) implementado pela Secretaria Municipal de Educação a partir de 2018, fortaleceu o processo de alfabetização dos estudantes na idade certa. Além disso, o incentivo aos profissionais e a parceria com os estudantes e suas famílias, têm resultado em avanços significativos para a educação cuiabana”, destacou.

Com foco no Letramento e na Alfabetização na 2ª e 3ª Infância, o Programa de Alfabetização Cuiabano, ProAC, é uma estratégia para garantir e assegurar a qualidade do ensino.  O programa inclui a formação continuada dos profissionais, um kit com material estruturado para os estudantes, com livros para a criança, a família e, o kit do professor”, disse Edilene Machado.

Unidades educacionais

A diretora Maria Eunice Fernandes da Silva, da EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz  disse que esse é o resultado da união entre a Secretaria Municipal de Educação, a equipe pedagógica, os estudantes e suas famílias e um programa voltado para a realidade do Município.  “O Programa de Alfabetização Cuiabano orienta o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. As famílias atendem o chamado da escola, seguindo as orientações da equipe educacional e, todos juntos trabalhamos por um único objetivo: consolidar a alfabetização das nossas crianças, garantindo assim o Direito a uma aprendizagem significativa”, salientou Maria Eunice.

Na EMEB Madre Marta Cerutti o destaque é a abordagem pedagógica, fruto de uma série de práticas e estratégias que promovem um ambiente de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento dos estudantes, contou a diretora Fernanda Vieira de Paula Lutterback. “A escola valoriza a participação ativa dos responsáveis no processo educativo, criando uma rede de apoio que contribui significativamente para o desenvolvimento dos estudantes. Esses fatores combinados garantem uma educação de qualidade”, salientou Fernanda.

O incentivo aos estudantes e suas famílias e apoio às iniciativas dos professores, fazem a diferença, segundo a equipe gestora da EMEB Professora Tereza Lobo. "Nossa prioridade, enquanto equipe gestora, é incentivar e apoiar as iniciativas dos professores para a elevação da aprendizagem. A execução do planejamento das aulas é acompanhada de perto e, colocamos em prática o que se aprende nas formações continuadas do ProAC, Programa de Melhoria da Proficiência (Promp) e outras. Outro diferencial são os projetos desenvolvidos com os estudantes como as oficinas de matemática, leitura (maleta viajante, leitura deleite, cantinho da leitura) e a utilização de jogos pedagógicos para o processo de alfabetização”, destacou o diretor Vilson Messias Aguiar.

Entre os estudantes premiados, João Vitor Pereira de Souza (9) receberá o prêmio do melhor estudante do 2º Ano do Ensino Fundamental entre os Municípios da  Diretoria Regional de Educação (DRE) Cuiabá, no ano passado.

A mãe do João Vitor, Flaime Pereira Macena conta que ele é um estudante dedicado e esforçado. “Sempre cobrei muito o estudo e acompanho de perto o seu progresso. Estou bastante orgulhosa”, disse ela. João Vitor, explica a mãe, sempre estudou na rede pública municipal.

Também será premiado o professor alfabetizador Israel José de Almeida (32). Natural de Acorizal, o professor atua na rede há três anos é Pedagogo e pós graduado em letramento e alfabetização.

Prêmio

O Prêmio Alfabetiza MT visa incentivar a aprendizagem por meio da transferência de recursos financeiros para escolas públicas que obtiverem os melhores resultados de alfabetização. A ação integra o Programa Alfabetiza MT que visa a alfabetização das crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental em regime de colaboração entre o Estado e os municípios.