Saúde / Atenção Psicossocial
03 de Dezembro de 2014 15h53
Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum de Saúde Mental de Cuiabá
Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum Municipal de Saúde Mental e Cuiabá, com o tema "Rede de Atenção Psicossocial: Direito e Cidadania, um compromisso de todos". O evento será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em período integral.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro no site da Prefeitura de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br), ou clicando aqui.
O objetivo é abrir o diálogo sobre a atenção em Saúde Mental, que envolve pessoas com transtornos mentais e/ou com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas no contexto da rede de Saúde em Cuiabá. No evento será apresentado o Plano Regional da Rede de Atenção Psicossocial de Cuiabá. Irão participar do evento técnicos da Rede de Saúde de Cuiabá, parceiros e colaboradores governamentais ou não da Atenção em Saúde Mental.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais e o uso abusivo de álcool e outras drogas são decorrentes de vários fatores genéticos, biológicos, sociais e ambientais e falar sobre saúde sem falar em saúde mental é como afinar um instrumento e deixar algumas notas dissonantes, considerando que a maioria dos problemas de saúde possui antes um desarranjo mental (psíquico).
Conforme dados do Ministério da Saúde, 3% da população geral sofre com transtornos mentais severos e persistentes; mais de 6% da população apresenta transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas e 12% da população necessita de algum atendimento em saúde mental, seja ele contínuo ou eventual. Cerca de 90% das manifestações psiquiátricas compõem-se de distúrbios não-psicóticos, principalmente depressão e ansiedade, incluindo sintomas como insônia, fadiga, irritabilidade, dificuldade de memória e de concentração e queixas somáticas. Estes problemas são sensíveis à atenção primária, ou dito de outra forma, podem ser acompanhados pelas Equipes da Atenção Primária.