Governo / MOBILIZAÇÃO

21 de Maio de 2024 12h36

Espaço de Acolhimento da Mulher do HMC se torna ponto de coleta de donativos para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Amanda Garcia

Luiz Alves

Arquivo

O Espaço de Acolhimento da Mulher alocado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) agora passa a ser mais um dos pontos de arrecadação de donativos espalhados pela Capital, com destino as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Em funcionamento desde a última quinta-feira (16), as doações podem ser deixadas de segunda a segunda, das 8h às 19h30, em caixas coletoras que estão instaladas na frente do hospital, conforme a coordenadora do Espaço de Acolhimento, Clariane Moraes.

Segundo Clariane, a tenda foi instalada na frente do hospital no intuito de incentivar doações tanto dos servidores, quanto dos pacientes. Além, de facilitar que visitantes e até mesmo populares que passam pelo local também possam realizar as doações. Entre os itens arrecadados com destino ao povo gaúcho estão: alimentos, água, leite, fraldas, roupas e itens de higiene pessoal.

“Nós frisamos a importância de uma doação consciente, de itens que são necessários, itens que podem ser utilizados por outras pessoas, em boas condições e o pouco que cada um tiver, é importante que o pouco se torne muito. Contribuindo mesmo um pouquinho, um saco de arroz, um pacote de feijão ou um sapato, já ajuda quando acumulado com todas as doações”, destacou.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da equipe da Defesa Civil de Cuiabá, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, com apoio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), atua na logística para que os donativos cheguem com mais rapidez às vítimas. A ação visa amenizar o sofrimento das famílias desabrigadas e desalojadas, em decorrência da catástrofe climática causada pelo grande volume de chuvas no estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, em quatro dias de ação, o ponto já passou por duas coletas.

“Nós optamos por colocar a caixa na entrada do hospital, mas nós do Espaço de Acolhimento, em parceria com o pessoal da vigilância do hospital, somos os responsáveis por ela, estamos fazendo todo o recolhimento, a organização e distribuição desses donativos. Como começou na quinta, na sexta já tinha bastante coisa, as pessoas estão doando mesmo. Hoje é terça-feira e ontem eles fizeram a segunda coleta”, comemorou a coordernadora.

De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil do estado vizinho, nesta terça-feira (21), subiu para 161 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. O estado contabiliza ainda 806 feridos e 85 desaparecidos.