Notícias

Educação / Educando com a Copa

27 de Maio de 2014 09h48

Escolas se preparam para concurso de dança

ROSANE BRANDÃO

Rosane Brandão

Arquivo

Pelo menos 24 escolas municipais de Cuiabá estão se preparando para participar de um concurso de dança que tem como tema a Copa do Mundo. Os alunos das escolas participantes apresentarão coreografias de danças folclóricas dos oito países que jogarão a primeira fase da copa do mundo na Arena Pantanal.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento faz parte do projeto “Educando com a Copa”, atividade que integra as ações de mobilização para a Copa do Mundo FIFA 2014.

A primeira etapa do concurso, que irá selecionar quatro escolas para concorrer na grande final, será realizada nesta quinta-feira (29) das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, no auditório da SME.

Para garantir uma bela apresentação no dia do concurso, que vai avaliar a habilidade e criatividade dos alunos participantes, as escolas estão se dedicando e caprichando nos ensaios.

A escola Maria Tomich Monteiro, do bairro Ribeirão do Lipa, é uma das unidades de ensino que está levando a sério o concurso e pegando firme nos ensaios. Dez alunos, com idade entre 11 e 12 anos, fazem parte do grupo de bailarinos, que representarão o Chile com a dança Cueca.

A professora Bia Moraes, articuladora do Programa Mais Educação da escola, diz que o evento também contribui para o ensino-aprendizado dos alunos, pois todos tiveram que pesquisar sobre a história do país, aprendendo sobre a cultura, culinária, dança, figurino, entre outras informações.

“Eles estão vivenciando esse momento tão importante e aprendendo muito”, disse a professora, acrescentando que os alunos estão confiantes e preparados para a competição. “Eles já evoluíram bastante, estão até aprendendo a lidar com a timidez”.

Os alunos da escola Alzira Valladares, do bairro Jardim Cuiabá, que vão representar o Japão, também estão empenhados e ansiosos para participar. A articuladora do Mais Educação da escola, Lídia Antônia  de Siqueira, explica que o grupo de dança é formado só por meninas, num total de 11 alunas, de 7 a 9 anos de idade.

Elas vão representar a dança da gueixa japonesa. “Estamos pegando firme nos ensaios e vamos fazer uma excelente apresentação. Vamos competir para ganhar”, ressaltou a articuladora.

Segundo a coordenadora geral do projeto, Edilene de Souza Machado, o “Educando com a Copa” pretende estimular nos alunos a realização de pesquisas sobre a história, geografia, política, cultura (culinária e folclore) e esportes dos países que jogarão em Cuiabá. Visa também propiciar a integração de toda a comunidade escolar nos preparativos para a Copa do Pantanal.

O concurso de dança vai premiar com um Day Use no Sesi Park os alunos e o professor que conquistarem o primeiro lugar. Os três melhores colocados receberão troféu e medalhas.

As escolas representarão as danças típicas dos países da Colômbia, Japão, Coréia do Sul, Chile, Austrália, Rússia, Nigéria e Bósnia.

Gincana cultural – oprojeto “Educando com a Copa” também vai realizar a gincana cultural. Pelo menos 19 escolas participarão dessa atividade, cuja eliminatória vai ocorrer na sexta-feira (30), também das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A grande final será no dia 5 de junho, às 9h.

A gincana cultural foi dividida em três etapas. A primeira com perguntas de conhecimentos gerais e específicos dos oito países; na segunda etapa cada equipe participante deverá apresentar um aluno uniformizado com traje da seleção brasileira e fazer embaixadinha; e por fim, tarefas surpresas, que serão conhecidas pelos participantes apenas no decorrer dos trabalhos da gincana.

A premiação da gincana será troféu e medalha para os três primeiros colocados, mais uma TV de 50 polegadas para cada membro da equipe que ficar em primeiro lugar; o segundo lugar ganhará um notebook; e o terceiro um smartphone.

As escolas municipais que participarão do projeto Educando com a Copa são: Professora Joana Dark; Marechal Cândido Rondon; Novo Renascer; Antônio Ferreira Valentim; Maria Tomich Monteiro; Maria da Glória de Souza; Doutor Fábio Firmino Leite; Maria Dimpina; Ulisses Guimarães; Professor Ranulpho Paes de Barros; Lenine de Campos; Nossa Senhora Aparecida; Hebert de Souza; 8 de Abril; Quintino Pereira; Santa Cecília; Doutor Orlando Nigro; Hilda Caetano; Alzira Valladares; José Torquato; Silva Freire; Ana Tereza Arcos Krause; Gracildes Melo Dantas; Raimundo Pombo; Benedita Xavier; Zeferino Leite; Darcy Ribeiro; e Irmã Maria Betty.