Notícias

Saúde / PREVENÇÃO

16 de Setembro de 2015 09h04

Escolas municipais das Regionais Norte e Sul recebem equipes da Saúde

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Nesta quarta-feira (16), escolas municipais das Regionais Norte e Sul estarão recebendo as equipes da Secretaria de Saúde de Cuiabá na  campanha de prevenção a hanseníase e verminoses. A campanha, do governo federal em parceria com estados e municípios, é direcionada aos alunos na faixa etária dos 05 aos 14 anos, e vai até o dia 30 de outubro. A meta é atingir cerca de 70 mil alunos das 156 escolas da rede pública de ensino da capital.

Na Regional Sul serão visitadas as Escolas Municipais de Ensino Básico Ministro Marcos Freire, localizada no bairro Jardim dos Ipês e Francisco Pedroso da Silva, no bairro São Francisco. As outras seis escolas estão localizadas na Regional Norte.

Durante a campanha, as quatro equipes da Saúde orientam as crianças sobre as doenças e fazem o diagnóstico precoce e tratamento imediato.

“Tão importante quanto a orientação esta campanha é focada no tratamento coletivo das geo-helmintíases, por meio da administração de um antiparasitário (albendazol 400 mg), e a busca ativa de casos de hanseníase. Para isso, os pais os responsáveis devem autorizar por escrito, a participação dos filhos”, explicou o técnico do programa de Combate à Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Cícero Fraga de Melo,.

A autorização se dá por meio do preenchimento de uma ficha. Já  em relação à hanseníase, os alunos levam pra casa uma ficha de auto-imagem, com um desenho esquemático do corpo humano (método do espelho), que deverá ser preenchida pelos pais ou responsáveis, marcando as lesões existentes na pele da criança e respondendo a um breve questionário.

Os alunos com lesões identificadas na pele são encaminhados à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase, sendo priorizado o atendimento conforme as respostas ao questionário. Em relação às verminoses, os casos positivos recebem tratamento que tem duração de cinco dias.

 Confira as escolas em que a campanha está sendo realizada nesta quarta-feira (16):

 EMEB Dep. Ulisses Silveira Guimarães – Bairro Ouro Fino

EMEB Senhorinha Ana Alves – Bairro Jardim Vitória

EMEB Drº Fábio Firmino Leite – Bairro Drº Fábio

EMEB Celina Fialho Bezerra – Bairro Altos da Serra

EMEB Antônia Tita – Bairro Florianópolis

EMEB Lenine de Campos – Bairro Jardim União

EMEB Ministro Marcos Freire – Bairro Jardim dos Ipês

 EMEB Francisco Pedroso da Silva - Bairro São Francisco