Educação /
29 de Maio de 2014 18h16
Escolas fazem festa no encerramento dos jogos escolares
As escolas municipais Cândido Mariano Rondon, Maria da Gloria de Souza, Antônia Tita e Darcy Ribeiro foram as campeãs do futsal no 3º Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação. A final, realizada na quarta-feira (28) no Ginásio Verdinho, definiu os campeões nas categorias A (12 a 14 anos) e B (9 a 11 anos) do masculino e do feminino.
O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, fez questão de prestigiar o evento, inclusive assistindo as quatro partidas da final. “Incentivar o esporte é contribuir para formação de cidadãos do bem, pois enquanto esses alunos estão participando de atividades como essa estão longe das drogas e do mundo do crime. E é tão gratificante ver nossos alunos envolvidos com o esporte dessa forma”, declarou o secretário.
A secretária-adjunta de educação, Marioneide Kliemaschewsk, reconheceu o empenho e determinação não só dos alunos, mas também de todos os profissionais das escolas envolvidas nos jogos, principalmente os professores e monitores de educação física. “Todos estão de parabéns, pois o esporte, acima de tudo, é qualidade de vida e a prática desportiva é importante não só para o condicionamento físico, mas também para a vida social dessas crianças”, disse a secretária, acrescentando que em 2015 o evento será ainda melhor. “A gestão do prefeito Mauro Mendes acredita em superação e o que percebemos aqui é que as nossas escolas estão se superando cada vez mais”.
Segundo a articuladora do Programa Mais Educação da escola Marechal Rondon, Daiane Campos, o incentivo ao esporte, é importante para o condicionamento físico da criança. Alguns alunos da escola, segundo ela, estavam acima do peso e a prática do futsal ajudou a melhorar a situação. “Uma das alunas chegou a perder cinco quilos depois que começou a praticar o futsal, isso comprova que a participação deles em atividades como essa contribui para uma boa saúde”.
A aluna Larissa Soares, da escola Marechal Rondon, foi uma das artilheiras dos jogos com 13 gols no total. Junto com sua equipe ela conquistou o primeiro lugar na categoria B feminino. “Eu gosto muito de jogar e fazer gols, mas o que eu quero ser mesmo é pediatra”, disse a garota ao ser questionada se pretendia seguir carreira no futebol.
Para o monitor de educação física da escola Maria da Gloria, Devaldo Antunes, a vitória do time foi uma resposta ao empenho e trabalho em conjunto de todos os profissionais da escola. “Essa conquista para nós é um fato histórico, pois é a primeira vez que conquistamos um campeonato, mas foi especial, pois todos abraçaram a causa”, disse o professor, acrescentando que alguns alunos da unidade têm condições de seguir carreira no futsal.
É o caso de Luiz Paulo Oliveira, 10 anos, que joga como atacante e marcou 12 gols. Fã de Cristiano Ronaldo, do Real Madri, o garoto sonha com uma carreira internacional, seguindo os passos de seu ídolo. “Quero me tornar um profissional e, quem sabe, jogar no Real Madri”.
O campeonato contou com a participação dos professores articuladores do programa Mais Educação, dos monitores de esporte e professores de educação física.