Educação /
07 de Junho de 2013 16h32
Escolas e creches de Cuiabá realizam conferência livre da Conae 2014
Temas como a educação de qualidade, democratização, universalização, inclusão, igualdade e diversidade serão debatidos neste sábado (08) na conferência livre realizada nas escolas e creches da rede municipal de Cuiabá. Pais, alunos, professores e toda comunidade escolar se reunirão para o debate coletivo e democrático visando o estudo e apresentação de propostas para a II Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014.
A etapa municipal é coordenada pelo Fórum Municipal de Educação, constituído por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Câmara de vereadores, Conselho Municipal e Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).
As discussões são preparatórias para a Conferência Municipal de Educação, que será realizada em Cuiabá no próximo dia 15, no Hotel Fazenda Mato Grosso. A etapa municipal precede a intermunicipal, a ser realizada nos dias 8 e 9 de julho, a estadual, de 16 a 19 de setembro, e a nacional, que ocorrerá de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.
Na Conferência Livre os participantes vão discutir os sete eixos temáticos do documento-referência, cujas sugestões serão levadas à Conae 2014.
O secretário Municipal de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, convida todas as instituições de educação do sistema educacional de Cuiabá a participarem da Conferência Municipal.
“É um momento importante para Cuiabá, pois participaremos de forma democrática da construção do Sistema Nacional de Educação”, disse o secretário.
A Conferência Nacional de Educação terá como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
Eixos temáticos
I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação.
II: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos.
III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente.
IV: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
VI: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.
VII: Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.