Notícias

Educação / Competência

01 de Setembro de 2016 16h24

Escola municipal é finalista em concurso nacional sobre o Aedes Aegypti

ROSANE BRANDÃO

SME

Arquivo

A Escola Municipal de Cuiabá Augusto Mário Vieira é finalista no concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes Aegypti”, promovido pelo Ministério da Educação. A escola foi selecionada na categoria Ensino Fundamental I e está entre as duas unidades escolhidas para representar a rede pública de Mato Grosso.

O concurso é uma ação do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, assinado em fevereiro deste ano entre várias instituições de Educação do país. O concurso visa promover ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e suas consequências para a saúde da população.

As escolas participantes produziram vídeos, de até 90 minutos, abordando o tema, de forma criativa e original, com ações realizadas pela própria unidade no combate ao mosquito.

A escola Augusto Mário concorre com o vídeo “Aedes Aegypti – um cabra muito folgado”, produzido pela professora Eliane Rodrigues e a participação dos alunos do 1° ano Lucas Emanuel, Any Beatriz e Maria Eloiza.

A coordenadora da escola, Solange Pereira, explica que o tema foi trabalhado não apenas em sala de aula com os alunos, mas também com toda a comunidade. Entre as ações promovidas pela unidade de ensino está um mutirão de limpeza, com a coleta de lixo feita nas proximidades da escola.

A professora explica que após trabalhar o tema, os professores e alunos começaram a produção do vídeo. Foram produzidos seis vídeos, um em cada turma. “Para selecionar o vídeo, que seria inscrito no concurso, montamos uma comissão julgadora, formada por pais, profissionais da escola e da Secretaria de Educação”.

“É gratificante para nós profissionais ver o nosso trabalho sendo reconhecido dessa forma. Isso nos dá uma injeção de ânimo pra continuar trabalhando e buscando mais resultados positivos”, observou a coordenadora.

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, ressalta a importância da participação das escolas em ações como essas. “Iniciativas como essa ajudam na melhoria do ensino-aprendizagem e o envolvimento da comunidade foi muito importante nessa ação, pois a educação é um processo que deve ser feito em parceria entre a escola e a família”, disse a secretária, pedindo a colaboração das demais unidades de ensino para votar no vídeo.

O concurso foi dividido nas Categorias Escola Pública e Privada. A categoria Escola Pública foi dividida nos níveis Educação Infantil; Ensino Fundamental I (anos iniciais) e Ensino Fundamental II (anos finais); Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos e Graduação.

Nessa etapa do concurso a votação é por júri popular e qualquer pessoa pode votar, desde que tenha um e-mail. Para votar basta acessar o site Zikazero.mec.gov.br e inserir o endereço de e-mail. A votação encerra no dia 4 de outubro.

A etapa final elegerá dois vencedores em cada nível, um vencedor escolhido pela Comissão Julgadora Final e um vencedor indicado pelo Júri Popular. 

Os vencedores das etapas regionais serão agraciados com certificados, que serão entregues em cerimônia realizada na unidade da federação de origem. Os vencedores da etapa nacional receberão certificados em uma cerimônia realizada em Brasília e ainda participarão de um curso de formação.