/
30 de Março de 2011 14h17
Escola é premiada com vale tintas por coleta de óleo para reciclagem
A diretora da Escola Municipal de Educação Básica de Cuiabá (EMEB) Padre Fábio Firmino Leite, Dalva Catarina do Nascimento, recebeu na terça-feira (29-03) das mãos do diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Jacírio Maia Roque, o comprovante de vale tintas como premiação da gincana de coleta de óleo para fins de reciclagem. O ticket será trocado pela escola por tintas da empresa Maxvinil, para serem usadas na pintura do colégio.
O reconhecimento ao ganhador ocorreu na Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do CPA III), mesmo local onde ocorreram as atividades educacionais promovidas pelo projeto Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA) em 22 de março, data em que se comemorou o Dia Mundial da Água. Na oportunidade, as crianças participaram de palestras, trilha ecológica, de oficinas de reciclagem, exibição de filmes educativos, plantio de mudas, além de gincana.
O diretor técnico da Companhia, Jacírio Maia Roque, reconheceu a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto CRRA e adiantou que a educação é a principal forma de estimular a conscientização ambiental. “Plantamos uma semente que já começou a dar frutos. A grande participação de estudantes e da população no evento é prova concreta disso. Parabenizo a todos os envolvidos no processo”, ressaltou.
A coordenadora do CRRA, Neli Assunção, acredita que o saldo foi bastante positivo. “As atividades desenvolvidas durante o Dia Mundial da Água contribuíram para que o público se torne multiplicador do aprendizado e transforme o conhecimento adquirido e trocado, em ações cotidianas, principalmente quanto ao reuso e aproveitamento da água”.
O óleo coletado pelas escolas será encaminhado à Maxvinil para ser usado na fabricação de resina, aditivo usado na produção de tintas a óleo e esmalte sintético. “Os alunos não precisam se preocupar com o tipo de óleo que coletam, seja ele vegetal, animal ou mineral, porque a empresa dará o destino correto”, explica o coordenador do projeto Vale óleo ecológico da Maxvinil, Tabajara Irapuan. Vale lembrar que cada
A diretora da escola vencedora, Dalva Catarina do Nascimento, sugeriu que haja continuidade das ações em prol do tema de correta destinação do óleo. “As crianças com certeza continuarão cobrando os pais e familiares para que essa atitude continue em casa”. A Maxvinil conta atualmente com 500 pontos de coleta
Balanço
Após a entrega simbólica do vale tintas, a coordenadora do projeto CRRA apresentou o balanço do evento quantitativamente. No total, seis orgãos apoiadores, cinco escolas e quase 300 pessoas participaram do evento em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Na premiação e no balanço estiveram presentes representantes da escola Padre Fábio Firmino Leite, das Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, de Saúde, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), além da Maxivinil, Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).
O projeto CRRA realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.