Educação /
06 de Junho de 2012 16h59
Escola do Coxipó do Ouro realiza sexta Caminhada pelas Nossas Raízes
Os alunos da rural Nossa Senhora da Penha de França, no distrito do Coxipó do Ouro, a 25 km de Cuiabá, tiveram hoje (06-06) uma aula diferente com a realização da sexta edição da “Caminhada pelas Nossas Raízes”.
O objetivo do evento foi sensibilizar os estudantes para a preservação do meio ambiente, além da retomada histórica da localidade, que foi a primeira vila de Cuiabá, chamada Arraial da Forquilha. Além disso, o lugar abriga o túmulo do ex-governador de Mato Grosso, Coronel Antônio Paes de Barros, mais conhecido por Totó Paes.
A concentração para a caminhada foi na Associação da Comunidade São Jerônimo e percorreu locais como o Córrego do Furado, Trilha do Carretão e cachoeira do Rio Aricá.
Segundo o diretor da unidade de ensino, Ednilson Carvalho, a iniciativa surgiu da relação da educação do campo e as comunidades locais e o contato com a história e o meio ambiente. “É importante essa reflexão acerca do espaço em que vivemos e é fundamental ainda que não naturalizemos as agressões ao meio ambiente, como atear fogo, desmatar. E esse trabalho busca justamente discutir essa questão, além de todo o contexto histórico que alunos e professores podem vivenciar aqui”, explicou.
Na preparação para a trilha, os estudantes receberam informações como a manutenção no lugar de tudo que for encontrado nos locais por onde passarem, como animais, plantas, rochas, frutas e sementes.
Participante de todas as edições da caminhada, o aluno da 8ª série da escola, Antônio leite de Campos Júnior, 16 anos, disse que as trilhas possibilitaram o conhecimento dos pontos históricos e turísticos da região, além da valorização do ambiente em que vive. “Aprendemos sobre as características do cerrado e das ações que podemos ter para conservar esse espaço. O bom é acabamos levando essas atitudes para nossa casa e para nossos familiares”.
Durante o trajeto, os estudantes receberam informações sobre a história e a geografia da região. Uma delas foi da professora Maria Isabel Werner Moreira, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), que trabalhou em sua dissertação de mestrado a dimensão ambiental no currículo escolar. “Vocês têm à mão uma riqueza muito grande. Por isso, e esse momento é uma oportunidade de conhecer as potencialidades deste lugar, valorizá-las e preservá-las”, disse ela aos estudantes.
Na avaliação do biólogo e professor da escola, Liberman Alves, a questão ambiental está no cotidiano da relação do homem com o espaço em que vive. Por isso, segundo ele, a importância de se levar para a escola o debate a preservação do meio ambiente. “Conhecer o meio ambiente é conhecer o próprio local onde se vive”, ponderou.
A “Caminhada pelas Nossas Raízes” é sempre realizada na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.