Notícias

Educação / Reconhecimento

19 de Novembro de 2015 10h00

Escola Darcy Ribeiro vence concurso promovido pelo Governo Federal

ROSANE BRANDÃO

Michel Alvim

Arquivo

Um vídeo produzido por cinco alunos da escola municipal Senador Darcy Ribeiro, do bairro Jardim Industriário, foi o vencedor do concurso nacional “Descobrindo a Amazônia”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

 O material produzido pelos alunos de Cuiabá concorreu com vídeos de estudantes de escolas públicas de vários municípios brasileiros, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Boa Vista, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Belo Horizonte e Belém. Cuiabá foi a única cidade da região Centro-Oeste a receber o prêmio.

 O objetivo do Concurso “Descobrindo a Amazônia” foi abordar, nas escolas, a relevância, a riqueza e a transcendência fronteiriça da maior floresta tropical do mundo, tendo como tema “Água: conexão entre povos e cooperação regional para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”. 

 Para produzir o material, os alunos Jamilly Vitória de Souza, 13 anos, Kethillyn Lohainy Figueiredo, 13 anos, Kleidiane Oliveira da Silva, 11, Alessandra Pereira de Oliveira, 14, e Neto João Korossa, 14 anos, contaram com a orientação e supervisão do professor de geografia Samuel Benedito de Arruda, além da colaboração dos professores Sônia Amorim, Rita de Cassia Santana, Welker Amaral e Inês Costa, do coordenador pedagógico Valdir Xavier e da articuladora do Programa Mais Educação, Aparecida Anderson.

 Conforme explicou o professor Samuel Benedito, responsável pela inscrição dos alunos no concurso, todas as escolas participantes receberam material didático para trabalhar o tema com os alunos. A partir do que aprenderam em sala de aula, os alunos montaram o vídeo. “Para chegar ao resultado final do trabalho, os alunos realizaram muitas pesquisas sobre as características da região amazônica, principalmente sobre a importância das suas águas para o mundo”, disse o professor.

 A professora Aparecida Anderson explicou que a escola produziu quatro vídeos e pelo menos 60 alunos participaram da elaboração, mas o concurso exigia que apenas um trabalho, com no máximo cinco alunos, fosse inscrito. “Foi difícil, mas tivemos que selecionar apenas um”, disse a professora.

 O coordenador da escola, Valdir Xavier, é ator de teatro e colaborou com o trabalho dos alunos orientando sobre expressão corporal e oral. Para o coordenador, esse foi um momento muito rico e de aprendizado que os alunos jamais se esquecerão “Quando existe o comprometimento de toda uma equipe, o resultado é sempre positivo, e aqui deu certo porque tanto os alunos, como os profissionais da escola, levaram muito a sério esse trabalho”, disse o coordenador Valdir Xavier.

 Parte do vídeo foi gravado no Rio Coxipo do Ouro. Para sua edição e gravação, os alunos contaram com a parceria de Fernando Henrique Curado, que é monitor da oficina de rádio e jornal na escola municipal José Luiz Borges Garcia, e disponibilizou os equipamentos.