Educação /
05 de Dezembro de 2011 12h46
Escola Aberta ganha destaque na 3ª edição do “Valorizando Vidas no Seu Bairro”
O projeto “Escola Aberta” foi uma das ações da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), apresentada durante a 3ª edição do “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, realizado no último sábado (03-12), na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Colorado.
O programa foi implementado este ano, em 12 escolas de rede de ensino da capital e oferece diversas ações sócio-educativas, como cursos profissionalizantes, oficinas culturais, atividades esportivas e educacionais, com o objetivo de promover a integração e estreitar os laços entre a escola e a comunidade.
Segundo a coordenadora do projeto na SME, Dilma Camargo, o projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e é direcionado a toda a população. “Mensalmente cada escola atende cerca de 500 pessoas, que participam das diversas oficinas de artesanato, culinária e inclusão digital. Os trabalhos expostos aqui hoje é resultado dessas ações”, explicou.
Meio Ambiente
Outra atividade da SME no Valorizando Vidas foi a distribuição de mudas de árvores frutíferas e de sombras, como ipê, jatobá e aroeira, às pessoas que visitaram o estande.
A ação é integrante do projeto de meio ambiente desenvolvido nas escolas do município que aborda temas como arborização do espaço escolar, uso responsável da água e destinação correta do lixo.
Os participantes do evento também puderam ver as apresentações culturais e artísticas dos alunos da Escola de Tempo Integral, que oportuniza o acesso de estudantes da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao educando frequência diária na unidade escolar de sete horas e meia.
Na avaliação da secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, a SME tem sido pontual nas três edições do Valorizando Vidas e abrilhantando o encontro com os eventos dos projetos desenvolvidos nas unidades de ensino. “Há também a participação efetiva de professores, equipe gestora e alunos da nossa rede”.
A secretária adjunta ainda afirmou que, a cada edição, o programa tem se aperfeiçoando mais. “Estamos melhorando a organização e o atendimento aos moradores. Ouvindo os relatos de presidentes de bairros e coordenadores de regionais, percebemos que a comunidade está satisfeita com o deslocamento do poder público do centro da cidades para os bairros”, concluiu.
Para a diretora da escola Nossa Senhora Aparecida, Dorami Barros Lopes, o projeto promove a integração dos bairros da região, além de valorizar a população dessas regiões. “Isso é maravilhoso tanto para a escola como para o bairro”.
Mais informações (65) 3645-6578.