Saúde / PREVENÇÃO
17 de Setembro de 2015 08h41
Equipes participam de capacitação e campanha da Geo-helmintíases retorna na segunda-feira
Equipes da Secretaria de Saúde de Cuiabá envolvidas na campanha da Geo-helmintíases nas escolas da rede pública de ensino da capital estarão nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/09), envolvidos em uma capacitação.
Em razão disso, os trabalhos em campo relacionados à campanha estarão suspensos nesses dias retornando o atendimento normal na segunda-feira (21), em oito escolas da capital.
A campanha do governo federal em parceria com estados e municípios, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, teve inicio em Cuiabá no dia 9 de setembro e vai até 30 de outubro.
A ação é direcionada aos alunos na faixa etária dos 05 aos 14 anos. A meta é atingir cerca de 70 mil alunos das 156 escolas da rede pública de ensino da capital.
Durante a campanha, técnicos de saúde visitam as escolas da rede pública para realizar um trabalho de orientação junto às crianças, visando informar e alertar sobre as doenças.
O objetivo é reduzir drasticamente a carga das geo-helmintíase na população escolar brasileira. Para a hanseníase o objetivo da campanha é identificar casos suspeitos por meio do "método do espelho" (utilização de ficha de auto-imagem) e referenciar à rede básica de saúde para confirmação do diagnóstico e tratamento .
Confira as escolas em que a campanha estará sendo realizada na segunda-feira (21):
EMEB Antônia Ferreira Valentim – Bairro Barbado
EMEB Agostinho Simplício – Bairro Poção
EMEB Hélio Souza Vieira – Bairro Praeiro
EMEB Dom Bosco Praeirinho – Bairro Praeirinho
EMEB Profª Guilhermina Figueiredo – Bairro Carumbé
EMEB José Luis Borges Garcia – Bairro Bela Vista
EMEB Maria da Glória de Souza – Bairro Lixeira
EMEB Prfª Francisca Figueiredo (CAIC) – Bairro Eldorado