Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
29 de Novembro de 2012 10h06
Equipes da Assistência Social debatem estratégias para combate ao tráfico de pessoas
Equipes da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá estão participando ativamente do I Seminário Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento é um marco referencial ao enfrentamento desse problema no estado.
Debatem os temas profissionais que atuam no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). “A discussão é de grande importância, considerando a necessidade de disseminação das informações. Ainda é muito grande o número de pessoas que são exploradas ne vitimizadas por redes internacionais. O alerta é sempre necessário e atuamos preventivamente no trabalho que desenvolvemos”, pontua a coordenadora dos CRAS, Cirley Fernandes.
As equipes dos CREAS – que atuam diretamente com os casos de violação de direitos – também participam ativamente dos debates. Em 2012, a Secretaria Municipal de Assistência Social registrou casos de tráfico de pessoas envolvendo adolescentes.
A psicopedagoga Zenilda Oliveira, do CREAS Norte, avalia que as orientações fortalecem o posterior trabalho a ser desenvolvido pela rede de proteção. “Sabemos que o Brasil é uma das principais rotas de tráfico de pessoas e a discussão é muito importante porque o trabalho é executado por uma rede de proteção”.
O seminário acontece até esta quinta-feira (29.11), no auditório da sede das Promotorias de Justiça da Capital, com a presença de representantes do Ministério da Justiça, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ampla participação de militantes sociais dos Poderes constituídos, instituições públicas e organizações da sociedade civil.