Notícias

/

17 de Setembro de 2019 17h44

Equipe técnica da SMS apresenta para Conselho Municipal de Saúde prévia do plano de ativação do Hospital Municipal da Família – HFAM

ROBERTA PENHA

Roberta Penha

Arquivo

Com o Hospital Municipal de Cuiabá - HMC prestes a começar a funcionar na sua totalidade, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde voltou sua atenção para a elaboração do projeto do Hospital Municipal da Família – HFAM, que funcionará no lugar do atual Pronto Socorro. Na manhã desta terça-feira (17), a equipe apresentou a versão preliminar do Plano Diretor do HFAM para os membros do Conselho Municipal de Saúde.

A rede municipal hospitalar de Cuiabá conta atualmente com três hospitais: o São Benedito, com 116 leitos, o HMC, com 315 leitos e o Pronto Socorro, com 239. Ainda assim, resultados dos relatórios quadrimestrais apontam para um déficit no número de leitos para atender toda a Baixada Cuiabana.

Com a abertura do novo hospital, foi necessário redefinir o perfil do PS. O HFAM estará inserido nas ações e serviços de saúde existentes na Rede Temática de Atenção à Saúde, que são: Rede Cegonha, atenção Psicossocial, atenção à Doenças e Condições Crônicas não transmissíveis e atenção à Urgência e Emergência.

Dentro desta versão preliminar do Plano Operativo a previsão é que o trabalho seja feito em quatro etapas. Na primeira etapa está prevista a reforma dos espaços internos (enfermarias, psiquiatria, leitos de retaguarda e infectologia). Na segunda será realizada a reforma da parte de Terapia Intensiva. Para a terceira etapa está prevista a inauguração da urgência e emergência neonatal e salas de cirurgia e para a última etapa está prevista a inauguração total do hospital.

O secretário municipal de saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho enfatizou que a ideia é que, com a inauguração total do HMC e posteriormente do HFAM a saúde pública municipal alcance bons resultados na média e alta complexidade. Paralelo a isso, a Atenção Básica também está sendo redesenhada, com o intuito de realmente trabalhar a prevenção. “Se tudo correr do jeito que estamos planejando, acredito que em meados de 2022 Cuiabá terá uma saúde pública muito resolutiva, desde a Atenção Básica até a Secundária e a Terciária. Estamos trabalhando sério, de forma técnica, precisa e acelerada. O prefeito Emanuel Pinheiro tem pressa em integrar toda a rede de saúde e isso resultará em expectativa de vida melhor, atendimento com maior qualidade aos pacientes e fortalecimento do SUS como um todo”, comentou Pôssas.

Para o vice presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio César Garcia avaliou a apresentação foi bastante satisfatória. “De acordo com a apresentação que assistimos hoje, a transformação do atual Pronto Socorro em Hospital Municipal da Família vai ser um grande avanço para a saúde municipal, principalmente para os níveis Primário e Secundário, que vão poder ampliar o serviço de atendimento tirando o gargalo grande que existe no atendimento da população em relação à Atenção Básica e Secundária, melhorando o atendimento de toda a população. Com o HFAM, a SMS fará o seu papel, que é preocupar-se com a saúde do cidadão cuiabano e da Baixada Cuiabana, fazendo com que a rede municipal de saúde consiga funcionar da forma que deve ser, que está escrita dentro da política do Sistema Único de Saúde. Vimos de forma positiva a reunião de hoje, pois verificamos que está sendo cumprido o que foi determinado na resolução que o Conselho aprovou. Esperamos que com a estruturação do Plano Operativo de Efetivação e Abertura do HFAM o atendimento materno e infantil, dos idosos, dos pacientes psicossociais melhore consideravelmente, dando um retorno dentro da rede de saúde de todos os programas e políticas de saúde do município”, concluiu Garcia.