Educação / PROJETO ENXERGAR É HUMANIZAR

24 de Junho de 2024 11h55

Equipe gestora convida responsáveis para acompanhar os estudantes durante exames de optometria

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

Mães e avós acompanharam na semana passada, os exames de optometria de crianças atendidas pelo Programa Enxergar é Humanizar. A iniciativa da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Novo Colorado não é nova. No ano passado, a equipe gestora já havia feito o convite aos responsáveis, que atenderam prontamente.

“Sentimos uma segurança maior e as crianças sentem mais confiança com a presença dos pais. Acreditamos ser primordial que os pais acompanhassem já que se trata de um exame, para transmitir segurança e tranquilidade para as crianças e também na hora da escolha dos óculos”, explicou a diretora Geiza Lucia de Oliveira.

Edna de Fátima Almeida, avó do João Lucas, do 3º Ano, aprovou a iniciativa. “Excelente, o projeto e o convite feito pela diretora. O João Lucas é muito inteligente, sabe o que quer, mas senti que ele ficou mais confiante por eu estar aqui”, disse Edna que cuida do estudante enquanto a mãe trabalha.

João Lucas ansioso confessou que não vê a hora de ganhar seus novos óculos. “Fiz o exame e fiquei tranquilo. Não tive medo”, disse ele.

Para Gleiziele Dantas as crianças se sentem mais seguras e os pais também.  “Achei bem interessante. Foi bom porque eu estando perto ela ficou mais segura na hora de fazer o exame e também de escolher o modelo dos óculos.  Trocamos uma ideia e ela ficou feliz”, disse Gleiziele. Com a aprovação da mãe, Sofia Dantas, do 1º Ano, também está ansiosa para receber os novos óculos.

Projeto

O Enxergar é Humanizar é um projeto permanente da Secretaria Municipal de Educação. Após avaliação e monitoramento das aprendizagens, os professores identificam os estudantes que apresentam déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão. Os estudantes passam por exame de optometria que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.

Desde que foi criado em 2018 pela gestão Emanuel Pinheiro, com o apoio da primeira-dama, Márcia Pinheiro, o Enxergar é Humanizar se tornou um projeto permanente da Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de resgatar um passivo social que afeta o processo de ensino aprendizagem dos estudantes matriculados na rede pública municipal.

Até o ano passado, o Enxergar é Humanizar entregou 1.640 óculos a estudantes que precisam. Os óculos possuem lentes antirreflexo e são entregues de forma gratuita.

Este ano, a previsão é de que sejam realizados 2.207 exames em estudantes do 1º ao 5º Ano das escolas urbanas e do 1º ao 9º Ano das unidades do campo. Neste primeiro semestre estudantes de  40 unidades educacionais já passaram pelo exame.