Notícias

Saúde / Troca de ideias

03 de Setembro de 2015 12h09

Equipe de profissionais da saúde participa de roda de conversa sobre o atendimento pediátrico no Pronto Socorro

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

“A pediatria que queremos”. Este foi o tema da primeira roda de conversas realizada na manhã desta quinta-feira (3), no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). Com a participação do secretário de Saúde do município, Ary Soares Júnior e da juíza da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo, profissionais de várias especialidades se reuniram para discutir questões ligadas a nova ala pediátrica prevista para ser  inaugurada no próximo mês de outubro.

Médicos, enfermeiros  e integrantes da equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, discutiram as demandas e necessidades da pediatria e falaram de suas experiências no dia-a-dia buscando melhorar a rotina do atendimento pediátrico na unidade de saúde.

A ação integra o projeto S.O.S. Emergências do governo federal que propõe em conjunto com estados, municípios e gestores hospitalares, promover o enfrentamento das principais necessidades desses hospitais, visando trazer melhorias na gestão, qualificação das equipes e ampliação do acesso pelos usuários em situações de urgência, redução do tempo de espera, e garantia do atendimento ágil, humanizado e com acolhimento.

Segundo o Ministério da Saúde, o S.O.S Emergências visa o funcionamento dos serviços de urgência e emergência que compõem a Rede Saúde, coordenada órgão federal e executada pelos gestores estaduais e municipais, de forma articulada às unidades hospitalares , o  SAMU 192, UPAS 24 horas, Salas de Estabilização, serviços da Atenção Básica e outros.

Ala pediátrica

 As futuras instalações do 3º andar cujas obras foram  retomadas pela atual administração e  vem sendo aguardada há muitos anos pela população, irão obedecer a todos os requisitos do Ministério da Saúde para uma unidade de alta complexidade, incluindo aí equipamentos e estrutura física como piso especial, ar condicionado central e demais equipamentos.

Dos 40 leitos, da unidade, 10 serão destinados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos quais dois serão de isolamento. No setor de semi UTI serão cinco leitos, e na enfermaria, 25 sendo cinco deles destinados ao isolamento.

A nova ala terá ainda brinquedoteca e um espaço voltado para atividades incluindo as culturais e um lactário, para crianças de zero a 4 anos.

Durante a roda de conversa, a juíza da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude, Gleide Bispo falou sobre a parceria do Judiciário com a prefeitura de Cuiabá, a fim de viabilizar a entrega dessa importante obra para a população de Cuiabá e de todo o estado.

“As obras físicas sendo finalizadas e estamos na fase de compra de mobiliário e equipamentos e, essa roda de conversa será fundamental para que os profissionais que irão atuar na nova ala incorporem um novo conceito no atendimento aos pacientes. Não basta termos um espaço físico e equipamentos da melhor qualidade, que obedeçam aos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde, os profissionais precisam estar engajados nessa proposta”, salientou.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares Junior destacou a importância do trabalho que vem sendo feito na reestruturação física e de gerenciamento de todo o  Pronto Socorro de Cuiabá.

O Secretário passou os últimos 35 dias gerindo a Saúde de Cuiabá diretamente da unidade e acredita ser possível mudar a realidade. “É possível mudarmos essa realidade. Ações como esta, que visam integrar os profissionais e toda a rede de atendimento para oferecer serviços de maior qualidade, humanizado, com mais conforto e dignidade à população, são fundamentais para que possamos mudar a Saúde da capital”.