Notícias

Saúde / NOVO PRONTO SOCORRO

02 de Novembro de 2018 11h45

Equipamentos necessários para abertura do novo Pronto Socorro já estão com as licitações finalizadas

ROBERTA PENHA

Gustavo Duarte

Arquivo

Os trabalhos para a finalização e abertura do novo Pronto Socorro de Cuiabá continuam em ritmo intenso. Na tarde desta quinta-feira (01) o prefeito Emanuel Pinheiro recebeu os responsáveis pelos processos licitatórios para a compra dos equipamentos que serão utilizados na nova unidade hospitalar. Participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Huark Correia, o secretário adjunto de gestão da SMS, Flavio Taques e o diretor da Diretoria Especial de Licitações e Contratos – DELC, Agmar Siqueira.

Na ocasião o secretário adjunto de Gestão fez uma apresentação sobre a situação das licitações até o momento. “Mostramos o mapeamento do que foi feito nos processos licitatórios, que foi uma determinação do prefeito há mais de seis meses. Estamos fazendo a prestação de contas do que foi licitado e do que está para chegar. Mais de 75% dos equipamentos estão licitados. É um processo que leva mais de um ano e está sendo feito em 4 meses”, revelou Flavio. Ele disse ainda que já foram dadas algumas ordens de compra e que em breve os equipamentos começarão a chegar.

De acordo com o que foi apresentado, até agora foram realizados mais de 30 pregões eletrônicos, onde foram licitados cerca de 59 milhões de reais e homologados mais de 32 milhões. “Esse montante corresponde a 5900 itens, dos quais apenas 54 foram fracassados ou desertos. Os itens que foram desertos vão ser adquiridos por compra direta, porque são imprescindíveis para a abertura do novo PS. Mais de 150 empresas de todo o Brasil participaram do processo licitatório e mais de 50 foram vencedoras nos pregões”, comentou Huark.

Emanuel ficou muito satisfeito com o andamento das licitações e pediu à equipe que continue com o mesmo empenho para que até o dia 05 de dezembro o novo PS já esteja equipado. “Importante ressaltar que todo este equipamento está sendo adquirido com o recurso do Programa “Chave de Ouro”, destinado pelo presidente Michel Temer para a conclusão do hospital e que tudo é de primeira qualidade. Pedi à equipe que adquirisse o que há de melhor no mercado porque minha prioridade é fazer com que a população tenha acesso a uma saúde de qualidade. Quero inaugurar uma nova era na saúde pública em Cuiabá com a abertura do novo Pronto Socorro”, concluiu o prefeito.