Notícias

Habitação e Regularização Fundiária / Regularização

07 de Novembro de 2014 10h57

Entrega de títulos concretiza o sonho de 115 famílias do bairro Dr. Fábio I

ADEMAR ANDREOLA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A noite desta quinta-feira (06),  foi certamente uma das mais felizes para 115 famílias do bairro Dr. Fábio I, na região do Grande CPA, em Cuiabá. Finalmente, após 12 anos de espera, eles receberam do prefeito Mauro Mendes os títulos definitivos de regularização fundiária dos imóveis onde moram. Em 2001, eles moravam em áreas de risco no bairro e foram atingidos por uma enchente. No ano seguinte, foram remanejados para a área onde estão, mas sem nenhuma proteção legal. 

Acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, de diversos secretários municipais e vereadores, o prefeito Mauro Mendes deu sequência às entregas de títulos que tiveram início em setembro. Até o final deste ano, a meta do prefeito é regularizar a situação de 5 mil famílias e, até 2016, chegar a  mais de 40 mil títulos entregues. “Em menos de dois anos, nossa administração já conseguiu resolver esta situação que se arrastava há 12 anos, aqui e em outros bairros”, disse Mauro Mendes.

O prefeito lembrou que, infelizmente, ainda existem políticos fazendo discursos, prometendo há quase 40 anos regularizar a situação de muitos bairros, abusando da boa-fé da população.  “Nós vamos mudar a história da regularização fundiária em Cuiabá, mas sem promessas vazias”, disse Mauro Mendes.

Uma das pessoas que reconheceu esse trabalho foi Vicente Simão Filho, de 72 anos, que esperou 12 anos para que isso viesse a acontecer. Com a felicidade estampada no rosto ao receber seu título, ele disse ter falado no ouvido do prefeito que “outros prometeram, mas só ele (Mauro Mendes) cumpriu”.

Na mesma linha do prefeito, o secretário de Cidades, Suelme Evangelista Fernandes, disse que a prefeitura não estava entregando apenas um papel, mas um título que pode ser registrado em cartório gratuitamente. “Não viemos aqui entregar um papel de mentira. É um título definitivo de propriedade que ninguém vai tomar”, disse ele.

A maioria dos títulos que estão sendo entregues vêm preferencialmente em nomes das mulheres das famílias. Segundo o prefeito Mauro Mendes, uma homenagem a elas que administram os lares e uma garantia que a propriedade não seria vendida mais rapidamente pelos homens. Com o título de propriedade em mãos, os proprietários passam a ter mais facilidade de acesso a crédito e a muitos outros serviços.

Vivendo clima de alegria igual às pessoas que recebiam seus títulos, Rúbia Sobrinha era uma felicidade só. Ela fez questão de pedir para tirar uma foto junto com o prefeito e a primeira-dama para guardar, junto com o título de sua área, o registro do momento em que realizava o sonho de ter sua casa. ”Eu sei que agora eu tenho a minha casa. Sonhei com esse momento há mais de 10 anos. Agora eu tenho estabilidade e posso dormir no teto que é meu”, afirmou Rúbia.

 

A solenidade entrega dos títulos no bairro Dr FábioI  foi prestigiada pelos vereadores Júlio Pinheiro, presidente da Câmara, Leonardo Oliveira, líder do prefeito e Adevair Cabral. Além deles, estiveram presentes os secretários de Governo, Roberto Campos Corrêa Junior, de Apoio à Segurança Pública, coronel Eduardo Henrique de Souza, os adjuntos de Cidades, Adilson dos Reis, de Saúde, Fernando Santos e Silva, o chefe da Administração Regional Norte,  Aldo Galvão, e presidentes da associações de bairro da região.