Governo / Religiosidade
16 de Setembro de 2014 10h13
Entrega de manto do Senhor Bom Jesus ao prefeito resgata tradição católica
O prefeito Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes receberam na noite desta segunda-feira (15) o manto que cobre a imagem do Senhor Bom Jesus, padroeiro da Capital mato-grossense, que se encontra no altar da Catedral. A entrega do manto retoma uma tradição que estava inativa há mais de 10 anos. Ela foi feita ao final da missa pelo Cura da Catedral Metropolitana, padre Edimilto Mota.
O evento faz parte das comemorações e homenagens ao padroeiro de Cuiabá, que transcorre durante todo este mês com muitas atividades religiosas. O encerramento acontece no dia 28. Neste dia, o prefeito e a primeira dama devolvem o manto à Catedral.
Com o gesto de entrega do manto, segundo o padre Edmilto Mota, a Arquidiocese de Cuiabá está resgatando uma tradição de mais de 200 anos. Ele explicou que em 1719, 10 anos após a fundação do Arraial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, o fundador Pascoal Moreira Cabral e um grupo de moradores, receberam a imagem vinda de Portugal, que foi levada em procissão do atual bairro do Porto até uma igrejinha de sapé e barro socado, a primeira do povoado.
Ao manto, que cobre a imagem do padroeiro da Capital, são atribuídos vários milagres. Um dos grandes divulgadores e defensores dessa causa foi o padre Firmo Pinto Duarte, falecido em fevereiro de 2005. Várias pessoas teriam recebido milagres por colocarem as mãos, beijarem, ou encostarem o rosto na peça venerada.
O ato de entregar o manto à principal autoridade da cidade, segundo a tradição, é uma forma de a igreja interceder para que o padroeiro Senhor Bom Jesus, ilumine as ações e atos do prefeito em favor da população. O manto ficará na residência do casal Mauro e Virgínia Mendes até dia 28, onde alguns atos religiosos deverão ser realizados.
Mês do padroeiro
Cuiabá tem um padroeiro e uma padroeira. A comemoração da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, acontece no dia 08 de dezembro. E o mês de setembro é dedicado ao padroeiro que deu nome à cidade, Bom Jesus de Cuiabá.
Desde o início deste mês, a Arquidiocese está realizando atividades em seu louvor. A primeira semana foi dedicada à visita de religiosos e ministros leigos a enfermos em suas casas e hospitais. Já a segunda, foi a Semana da Misericórdia, onde os padres ficaram à disposição dos fiéis para confissões. De ontem, segunda-feira, até dia 25, será realizada após a missa das 18h30min, na Catedral, a Novena do Senhor Bom Jesus.
O encerramento das atividades e solenidades em honra ao Senhor Bom Jesus, acontece no último domingo do mês, dia 28, com uma missa solene, às 17 horas, seguida de procissão na área central e quermesse na Praça da República.