Educação / Cuiabá 296 anos
30 de Abril de 2015 23h56
Entrega de CMEI no Centro América encerra programação do aniversário de Cuiabá
O prefeito Mauro Mendes encerrou na noite desta quinta-feira (30), a programação alusiva ao aniversário de 296 anos de Cuiabá com a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Névio Lotufo, no bairro Centro América.
"Foram mais de 90 eventos em comemoração ao aniversário de Cuiabá. Só na área da educação foram entregues obras de sete unidades educacionais. Mas isso é só o começo da colheita, porque ainda vamos fazer muito mais por Cuiabá e fazer dela um lugar melhor para morar", disse o prefeito Mauro Mendes.
Este CMEI recebeu investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão, incluindo infraestrutura, equipamentos e mobiliários.
Ao todo a Prefeitura de Cuiabá já entregou seis unidades de educação infantil com essa, quatro em 2014 e duas em 2015. Com a entrega desses CMEIs já foram abertas 1,5 mil novas vagas na creche e pré-escola.
Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, os CMEIs estão sendo construídos com padrão de qualidade, isso tudo para atender de forma adequada os alunos da educação infantil. "Estamos edificando ambientes modernos e com toda a infraestrutura necessária para atender essas crianças com o respeito e carinho que elas merecem", destacou o secretário.
O nome do CMEI é uma homenagem ao comerciante Névio Lotufo, nascido em Cuiabá em 29 de maio de 1931. Comerciante, Névio Lotufo foi proprietário da mais antiga bicicletaria de Cuiabá, localizada na rua 13 de junho.
"Meu pai era apaixonado por essa cidade e sempre lutou para manter viva a cultura cuiabana e a valorização do nosso povo. Tenho certeza que era está muito feliz vendo como essa cidade está sendo tratada com carinho", disse o filho do homenageado, Névio Lotufo Filho.
A construção do CMEI no bairro Centro América foi aguardada com grande expectativa pelas mães. É o que conta dona Carmelinda de Almeida, 64 anos. Mãe de oito filhos, ela nunca teve a oportunidade de trabalhar fora porque não tinha com quem deixar os filhos. Hoje, ela se diz emocionada por conseguir ter um local como esse para deixar o neto. "Eu não tive a oportunidade que essas mães estão tendo. Mas estou muito feliz pela minha filha e em saber que meu neto poderá ficar aqui, bem pertinho da minha casa".
Mãe de dois filhos, de 2 e 4 anos, Andrieli da Silva Augusto diz que está ansiosa para conseguir vaga para os filhos. "Estou sem trabalhar porque não tenho com quem deixar os dois, mas agora já estou mais tranquila porque sei que posso contar com esse CMEI".
Assim como Andrieli e dona Carmelinda, mães de outros bairros também já podem contar com o atendimento de unidades como a do Centro América. É o caso dos bairros Paiaguás, Areão, Passaredo e o Pedra 90, que já foram beneficiados com unidades como essa. Ainda este ano está previsto a conclusão de outras unidades, entre elas no bairro Jardim Vitória, Residencial Salvador Costa Marques e CPA 4.
Cada CMEI possui seis salas pedagógicas e dois berçários, cozinha, lactário, sala de leitura, refeitório, playground, brinquedoteca, além da área administrativa, distribuídos em uma área total construída de 1,3 mil metros quadrados.
Os recursos para a construção das unidades são oriundos do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), com contrapartida da Prefeitura de Cuiabá.
O coral da Escola Municipal Elza Luiza Esteves participou do evento com algumas apresentações, entre elas uma homenagem à primeira-dama Virginia Mendes e às mães presentes pelo seu dia, celebrado em 10 de Maio.
Clique AQUI e confira as fotos