Educação /
13 de Junho de 2012 10h47
Ensino da Língua Portuguesa para alunos com surdez é tema de encontro em Cuiabá
Professores, coordenadores pedagógicos, instrutores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da rede municipal de ensino participam durante toda quarta-feira (13/06), nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feiccs), do curso de formação para o ensino da Língua Portuguesa para alunos com surdez.
Esse é o quarto encontro promovido pela Secretaria de Educação de Cuiabá (SME) voltado aos profissionais que auxiliam na comunicação entre professores e alunos com deficiência auditiva. Outra atividade desses educadores é o ensino de Libras aos educandos que ainda não dominam esse código.
Segundo a líder da Educação Especial da SME, Rejane Léa Magalhães, durante todo ano estão previstas formações para alunos com os diversos tipos de deficiência, como a visual, intelectual e múltipla, além de tecnologia assistiva e experiências exitosas da prática pedagógica dos professores.
A rede de ensino de Cuiabá atende hoje 768 alunos na Educação Especial. Desses, 309 recebem Atendimento Educacional Especializado, em 43 salas multifuncionais, espaços que atendem alunos com deficiência no contra-turno das aulas regulares, com apoio de diversos recursos.