Notícias

/

11 de Fevereiro de 2011 09h20

Engenheiros da Sanecap assistem palestra sobre novas tecnologias de abastecimento de água

Neila Barreto/Sanecap

A convite do engenheiro Jacírio Maia Roque, diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), o engenheiro de aplicação Paulo da Silva e Souza Penna de Moraes, da empresa Saint-Gobain Canalização (SP), proferiu ontem (10/02) uma palestra para engenheiros e técnicos da Sanecap, no centro de convivência, na sede da companhia, no bairro Carumbé. Maia Roque abriu a palestra dizendo que “o assunto a ser abordado aqui será de muita importância para a companhia”.  

Durante a palestra, Paulo Moraes falou aos presentes sobre as características técnicas/econômicas de qualidade, segurança, assistência técnica e novas tecnologias da Saem Gobain, a exemplo das juntas travadas na presença de obstáculos em terreno de baixa resistência, com ênfase no novo sistema “Blutop”, ou seja, tubulações de pequenos diâmetros de ferro fundido dúctil, de alta performance em estanqueidade aplicáveis em redes de distribuição de água ou pequenas adutoras.   

Com referência a estanqueidade, Moraes explicitou que “na verdade trata-se de tubos que, além de sua elevada resistência mecânica, evitam e reduzem o índice de perdas de água nas canalizações, redes e adutoras, por que o mesmo foi desenvolvido com juntas especiais 100% estanques com dispositivo antiexpulsão, o que pode ser perfeitamente aplicáveis nas áreas do saneamento, indústrias e outros.  

Paulo Moraes discorreu ainda, sobre válvulas de fluxo anular, euro 20, borboleta, controle, ventosa, comporta luvas e adaptadores de larga tolerância, junta de desmontagem travada axialmente, hidrante, entre outros, demonstrando as suas características e as suas vantagens.   

Outro assunto detalhado foram os tubos e conexões de linha de água tais como: tubos e conexões em ferro dúctil para transporte de água e efluentes com segurança, tubos e conexões integrais, tubo integral (esgoto).   

“O controle de perdas apresenta retorno financeiro, e 53% das perdas se dá em ramal e 47% no sistema, segundo engenheiro Floriano Filho, da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), em pesquisa apresentada recentemente, concluiu Moraes.  

Participaram da palestra os engenheiros da Sanecap, Édio Ferraz (COIT), Vânia Borges (DVOE), Carlos Alberto Simões (SEME), Gilson Walmick (SEMR), João Batista Xavier (SEPO), Noé Rafael da Silva (SETE) Remi Mamed, Gabriel Vercara, Islênia Campos, Domingos Batista de Souza, Mário Márcio Thomen e Jacírio Maia Roque (diretor técnico).     

Informações: o sistema Blutop para e redes de abastecimento de água é composto de tubos, conexões, válvulas e acessórios em ferro fundido dúctil. Esta inovação foi idealizada para eliminar perdas físicas em redes de distribuição de água potável. Os novos revestimentos, associados às qualidades já reconhecidas de ferro fundido dúctil, permitem uma durabilidade de 100 anos. O novo revestimento interno em termoplástico (ductan), além de perfeitamente liso, garante a leveza surpreendente. O revestimento externo agora em zinalium 400 g/m² (zinco+ alumínio) com uma proteção adicional em epóxi azul, permitem a instalação em qualquer tipo de terreno. Além de fácil instalação, este produto é 100% reciclável.