/ SEGURANÇA NAS UNIDADES EDUCACIONAIS
20 de Abril de 2023 17h13
Encontro de orientação reuniu vigilantes da rede pública municipal de ensino
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que o remanejamento dos vigilantes que atuam no período noturno para o período diurno, nas unidades educacionais da rede pública, é uma medida excepcional e necessária diante das ameaças à segurança das escolas em todo o país.
Ela destacou que os profissionais exercerão as mesmas funções já previstas na Lei 220/2010, que dispõe sobre a Lei Orgânica dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação. “Quanto as demais questões que envolvem a valorização profissional, a gestão mantém as discussões com o Sindicato dos Profissionais da Educação e estamos em dia em relação as reivindicações inclusive, na última terça-feira, foi aprovado pela Câmara Municipal, o ganho real de 2%, referente a 2022, para todos os profissionais, ativos e inativos”, destacou Edilene Machado.
Os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura, que atuam na função de Vigilantes, participaram na semana passada de um encontro de orientação promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Educação e de Ordem Pública. O encontro realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso teve caráter orientativo e, faz parte das medidas preventivas, adotadas pelo poder público Municipal, visando trazer segurança para a comunidade escolar. “O encontro, de caráter orientativo, é extremamente importante neste momento, para esclarecer as medidas definidas no Decreto 9.605, assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no último dia 12, estabelecendo ações preventivas de segurança, nas unidades da rede pública municipal de ensino”, disse a secretaria adjunta de Educação, Debora Marques Vilar.
O encontro contou com palestras do secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Emanoel Sales da Silva e do secretário adjunto de Segurança Pública de Cuiabá, Rachid Mohamed Hassoun que falaram sobre a atuação de vigilância e monitoramento, a fim de auxiliar os vigilantes, nas situações de rotina, nas 169 unidades públicas municipais.
Entre as medidas preventivas que já vinham sendo adotadas nas unidades públicas do Município estão a recepção e entrega dos estudantes no portão de entrada, em horários pré definidos pelas unidades; atendimento de pais ou responsáveis com agendamento prévio; informação às autoridades policiais competentes as ocorrências suspeitas e o registro de Boletim de Ocorrência.
O município também intensificou as rondas do Programa Anjo da Guarda nas imediações das unidades educacionais, irá instalar câmeras (59 unidades já possuem o sistema de monitoramento eletrônico) e aderiu ao programa do governo do Estado, que prevê a instalação de câmeras com visão externa das unidades e botão do pânico, entre outras medidas.
Estiveram presentes ao encontro o diretor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Marco Antônio Alves Braga, a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes, o coordenador Técnico de Gestão de Pessoas, Marcos Vinicius de Carvalho Santos e o coordenador técnico Administrativo, Jorge Gabriel Ramires Junior.
Atuam na rede pública municipal de ensino 564 Técnicos em Manutenção e Infraestrutura, na função de vigilantes.