Educação / UM POR TODOS E TODOS POR UM
29 de Novembro de 2024 09h15
Encerramento do Programa ‘Um Por Todos e Todos Por Um” contou com a presença de estudantes e a apresentação de trabalhos realizados este ano
Diretores, coordenadores pedagógicos e professores de 10 unidades educacionais da rede pública municipal, assessores da Secretaria Municipal de Educação e de instituições parceiras participaram na tarde desta quarta-feira (27), no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), do encerramento do Programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, edição 2024. Resultado da parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município (CGM), Secretaria Municipal de Educação e Instituto Mauricio de Souza, o programa tem como objetivo, despertar nos estudantes o interesse por temas relacionados à ética e à cidadania.
Durante o evento, as unidades educacionais apresentaram alguns dos trabalhos realizados pelos estudantes e assessores fizeram um balanço das ações realizadas por meio do programa.
Criado em 2014 com a participação de 24 unidades educacionais, naquele ano o Programa envolveu 1.750 estudantes. Em 2017 alcançou 54 e em 2019 foram 29 escolas. Durante o período da pandemia do Covid-19, o Programa não aconteceu, sendo retomado em 2023 com a participação de cerca de 2.500 estudantes. Este ano, o Programa envolveu 3.180 estudantes e 314 profissionais de 10 escolas. Ao longo de 10 anos, o “Um Por Todos e Todos Por Um atendeu 23.168 estudantes.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, agradeceu a participação e o comprometimento dos profissionais e parceiros e destacou os resultados positivos do Programa. “O sucesso da educação na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro se dá em razão do comprometimento dos profissionais da educação e dos investimentos realizados na pasta. O Programa “Um Por Todos e Todos Por Um”, é prova disso. Por meio de um material lúdico e atraente, o Programa trabalha a autoestima, a cidadania, a ética, a empatia, princípios fundamentais para garantir que o indivíduo exerça sua cidadania, alcance o pleno desenvolvimento”, disse Edilene Machado.
O auditor público interno e controlador geral do Município, Hélio Santos Souza salientou que o Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” é mais do que uma iniciativa sobre ética e cidadania — é uma experiência que transforma realidades. “Em 2024, vimos estudantes se tornarem protagonistas em suas escolas, exercendo na prática o que significa ser cidadão. Cada atividade, cada projeto desenvolvido, reforçou que a mudança começa com pequenas ações, e o impacto disso reflete em toda a comunidade. Neste fechamento, celebramos esses resultados com orgulho e renovamos o compromisso de construir, juntos, um futuro mais ético, participativo e responsável”.
O superintende da Controladoria Geral da União em Mato Grosso, Daniel Gontijo Mota ressaltou a satisfação da instituição em participar de um Programa tão importante para a sociedade. “Nosso objetivo é entregar melhores serviços à sociedade visando uma melhor qualidade de vida. E para isso precisamos de uma sociedade que conheça esses valores – ética e cidadania – e, a melhor forma de fazermos isso é ensinando as nossas crianças. Sabemos da importância dessa ação para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, disse Daniel Gontijo Mota.