Notícias

/

17 de Maio de 2011 12h00

Empresa faz visita técnica ao aterro sanitário da Capital

Da redação/Sanecap

A empresa Haztec que atua, entre várias frentes de trabalho, na destinação final correta de resíduos sólidos no Rio de Janeiro (RJ), fez visita técnica para conhecer a estrutura do aterro sanitário de Cuiabá na última sexta-feira (13.05). A viabilidade econômica do espaço, que é gerenciado pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), também esteve em pauta.

O aterro sanitário recebe diariamente cerca de 550 toneladas de lixo. A tecnologia utilizada no local foi considerada avançada pela empresa carioca porque conta com iniciativas como a hipermeabilização e drenagem do chorume.  

O diretor técnico da Sanecap, Jacírio Maia Roque, explicou que atualmente a companhia atua em células para descarte dos resíduos sólidos. Ele disse que é “importante fomentar conversas interdisciplinares com empresas públicas ou privadas para conhecer a fundo o que há de mais moderno em produtos e tecnologia para o segmento”.

Após regularização de pendências, análise e autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Sanecap realizará a disposição do chorume para tratamento consorciado com o esgoto doméstico, por meio de bomba dosadora. Estes serviços já foram vistoriados pela secretaria no início deste ano.

O consultor da empresa FRAL, Francisco Oliveira, que também participou do encontro técnico, destaca que no quesito organização e gestão dos trabalhos, o aterro cuiabano está à frente de muitos outros no país.

O gerente de Operações da Haztec, Marcelo Vieira, aproveitou para conhecer a rotina dos 100 cooperados da Usina de Triagem e Reciclagem que funciona em área anexa ao aterro. Atualmente, em média, 4% do lixo é processado e separado para reciclagem. Todo o material é pesado e a renda é dividida entre os trabalhadores.

Haztec Ambiental

Uma das linhas de negócio da empresa do Rio de Janeiro é a Haztec Ambiental, que tem como objetivo desenvolver atividades de diagnósticos de passivos ambientais e remediação de solos e águas.