Notícias

Saúde / MELHORIAS

22 de Dezembro de 2021 14h18

Emanuel entrega reforma de UBS no Jd. Novo Horizonte e garante reforma de 100% das unidades básicas de saúde do município

FERNANDA LEITE

Gustavo Duarte

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na noite desta quarta-feira (21), mais uma reforma de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Desta vez, o bairro contemplado foi na regional Leste, o  Jardim Novo Horizonte. A UBS agora está totalmente climatizada, com mobiliário novo, pintura e toda estrutura reformada. Para esta obra, a Prefeitura recebeu emendas parlamentares do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, e do deputado estadual Elizeu Nascimento. 

"É mais uma obra em respeito a população cuiabana, em especial a população que usa o SUS, os mais humildes e carentes. É nosso compromisso investir na atenção básica, nas unidades de Saúde da Família, que estão espalhadas por toda região da nossa cidade. Quanto mais carente for a região, mais rápido chega  a gestão Emanuel Pinheiro. Muitas dessas unidades dessas unidades  de saúde estavam acabadas e depredadas e não ofereciam dignidade aos funcionários da saúde  e nem um bom atendimento ao cidadão que são atendidos nelas.   Estamos  fazendo reformas gradativamente nas unidades que precisam ser reformadas ou ampliadas. Vamos chegar em todas elas, e serão obras de qualidade, com climatização total que é proposta da nossa gestão. O nosso compromisso é reformar 100% todas unidades de saúde, disse Emanuel.

Presidente do bairro, Conrado Cajaíba,  citou algumas obras concluídas e que estão em andamento no bairro. "Primeiramente quero parabenizar o prefeito que ao longo deste um ano nos contemplou com algumas obras que irão atender a população da nossa região com dignidade.  Foram reformas de creche, escola municipal, recentemente teve a troca de iluminação pública que agora é de LED, serviço de tapa buraco e outros. Fiz algumas reivindicações e o prefeito irá nos receber à Comissão da Associação para entregarmos as nossas solicitações ", disse.

A coordenadora da unidade de saúde, Josineide Neves de Santana, lembra que a  reforma é esperada há quase 10 anos pelos moradores. "Esta obra irá melhorar o atendimento e  acomodação dos pacientes. Antes não tínhamos uma climatização como esta. A população está contente demais. também tivemos a pintura renovada, troca de telhados, sala de vacina e farmácia reformada e  com os medicamentos. Melhorou muito a estrutura. Hoje tem espaço para acolhimento de pacientes na recepção, o que antes não tinha", comentou ela. 

O deputado Estadual Elizeu Nascimento citou diversas obras realizadas na regional leste que tiveram emendas de sua autoria e do deputado federal Emanuelzinho. "Quero agradecer imensamente ao prefeito, por essas obras aqui na região. Recentemente temos aqui no bairro vizinho, o Planalto a revitalização de ruas, drenagem e implantação de redes fluviais. E iremos além destas obras, entregar muito mais para a população, junto com o prefeito Emanuel e com o deputado emanuelzinho", comentou. 

Vice-prefeito José Roberto Stopa, destacou a importância do deputado Emanuelzinho representar a baixada cuiabana. "Todas as obras que entregamos nessa região tem a digital do deputado Emanuelzinho. Ele tem conseguido,em Brasília, recursos  para saúde e para que possamos investir na nossa Cuiabá. É o único representante da baixada Cuiabana, só temos a agradecê-lo porque assim, podemos realizar grandes obras na nossa cidade", citou.

O parlamentar federal falou sobre a importância de investimento na atenção básica, valorização dos profissionais da saúde e investimento na reforma dos prédios, com a implantação de ar-condicionado. 

"Aqui está mais um compromisso da gestão Emanuel Pinheiro. Essa obra com qualidade, que é uma marca da gestão. Para fazer esse tipo de obra tem que ser um gestor humano, que tenha sensibilidade de saber o que a população vive em seu dia a dia. Eram pouquíssimas unidades de saúde refrigeradas, e hoje, a realidade é outra. A atenção básica está sendo transformada para levar dignidade ao cidadão que precisa do atendimento no SUS. E outra coisa, a gente sabe que para um bom sistema de saúde funcionar, precisamos de recursos físico e humano, se não tiver servidores valorizados ou se estivermos uma unidade de saúde  depredada, o sistema não funciona. E é por isso que a gestão vem fazendo essas mudanças e melhorias em todas as unidades de saúde da capital, para priorizar a saúde dos mais  humildes", concluiu o parlamentar.  

Também participaram do evento: os vereadores Luis Fernando, Cezinha Nascimento e Adevair Cabral, secretária Luciana Zamproni (Secretaria da Mulher), Vanderlúcio Rodrigues (Limpurb) e lideranças comunitárias. 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.