Cultura, Esporte e Lazer / ATO SIMBÓLICO
29 de Janeiro de 2022 08h11
Em homenagem aos 70 anos do Dutrinha, prefeito transfere gabinete para o estádio
O prefeito Emanuel Pinheiro editou o Decreto nº 8941/2022 estabelecendo a transferência simbólica de seu gabinete para as dependências do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, em comemoração ao aniversário de 70 anos do complexo esportivo, celebrado na segunda-feira (31). O Decreto prevendo a mudança será publicado na Gazeta Municipal.
Uma programação especial de entrega da obra está sendo preparada pela Gestão Pinheiro na próxima semana. As primeiras solenidades estão marcadas para ocorrer na segunda e sexta-feira, a partir das 17h, restritas apenas à imprensa e convidados. Já o evento oficial de inauguração será no sábado (5), com a primeira partida do Campeonato Mato-grossense entre o Operário de Várzea Grande e o Cuiabá Esporte Clube, sem a presença de público.
Admirador fiel do futebol cuiabano, o prefeito afirmou que a mudança representa respeito à história da população, reiterando seu compromisso com administração, preservação e zelo do estádio.
"Nosso grande Dutrinha. Temos uma linda e vasta programação, toda ela glamurosa, charmosa, saudosista como ele merece. Contamos com toda a dedicação da nossa equipe. Vamos fazer uma linda festa", disse Emanuel.
Classificado como um dos principais legados esportivos da Capital, o Dutrinha reabre as portas à comunidade em grande estilo, após uma reforma completa. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
A nova roupagem, com investimentos de cerca de R $2 milhões, contará com vestiários modernos, postes de iluminação, gramado compatível, muros, medidas de seguranças adequadas, acessibilidade, propiciando, de modo geral, o acesso dos frequentadores às partidas.
O templo do futebol mato-grossense ainda vai reverenciar atletas que marcaram a trajetória do futebol regional com bustos em tamanho real. São eles: Fulepa, Fernando Ferreira Leite (Goleiro do Mixto), Avião, Albino Gonçalves dos Santos (zagueiro do Dom Bosco), e Bife, José da Silva Oliveira (centro avante do Operário de Várzea Grande).
Cuiabano nato, Eurico Gaspar Dutra deixou sua marca na política brasileira, sendo o único presidente da República oriundo de Mato Grosso, entre os anos de 1946 e 1951.