Governo / RESPEITO
29 de Outubro de 2024 10h25
Em homenagem à sua memória e contribuição inestimável, prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Dona Eulália
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, decretou luto oficial durante o período de três dias pelo falecimento da senhora Eulália da Silva Soares, que morreu aos 90 (noventa) anos, no dia 28 de outubro de 2024. Eulália da Silva Soares nasceu em 13 de janeiro de 1934.
Eulália mantinha, há quase 70 anos, a tradição do bolo de arroz cuiabano, prato típico de Mato Grosso e um dos principais símbolos da cultura regional. Eulália da Silva Soares deixa 8 filhos, 22 netos e 34 bisnetos.
“Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento da querida Dona Eulália, que sempre se dedicou à preservação de nossa cultura por meio da culinária. Eulália representava a alma da nossa terra, mantendo viva uma parte essencial da história e dos costumes da nossa Cuiabá. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte a todos. Em homenagem à sua memória e contribuição inestimável, decretei luto oficial de três dias. Eulália nos deixa, mas seu exemplo de vida e dedicação à família e permanecerá para sempre em nossos corações”, declarou o prefeito.
Carismática, Eulália foi tema de centenas de reportagens e em 2021, foi homenageada em uma exposição fotográfica como ‘Mestre da Cultura’, o evento de Dona Eulália também teve música, videoclipe, livro e tela. Ela sempre será um marco da cultura tradicional cuiabana, com seu inconfundível chá com bolo, feito com muito amor e tradição.
O Decreto 10.565/2024 foi publicado na edição que circula nesta terça-feira (29) de outubro.