Mobilidade Urbana / Trânsito melhor
08 de Julho de 2016 17h25
Em 18 meses prefeitura sinaliza ruas e avenidas de 46 bairros
A Prefeitura de Cuiabá concluiu a implantação de sinalização horizontal e vertical em 100% do Bairro Terra Nova. Com a finalização dos serviços, que incluiu o reforço da sinalização já existente, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) contabiliza nos últimos 18 meses a implantação de sinalização em 46 bairros da Capital, na maioria dos casos em 100 por cento, ou nas vias principais.
“O bairro existe há 29 anos e nem em sua inauguração teve a sinalização. Finalmente podemos dizer que o bairro está agora sinalizado 100 por cento”, comemorou o presidente da Associação dos Moradores do Terra Nova, Anderson Matos, que levou até a Semob a demanda dos moradores do bairro, que serviu de via de escape e rota de desvio para o trânsito durante as obras da Copa do Mundo. “A associação trabalha em sintonia com os 14 síndicos do bairro, sempre em busca de melhorias para os moradores”, complementou Anderson, que nestes últimos dois meses esteve em contato direto com a Semob e também acompanhou os trabalhos realizados.
O Terra Nova concentra diversos edifícios residenciais. São cerca de 2.200 apartamentos onde moram em torno de cinco mil pessoas. Somando os moradores do Bairro Aclimação, que fica próximo, na região vivem cerca de 20 mil pessoas. Durante as obras da Copa algumas ruas sofreram inversões de sentido, já que o Terra Nova e o Aclimação serviram de rota de desvio.
“Nós abrimos as portas da secretaria para o movimento comunitário, para a associação dos moradores, e fizemos estas intervenções que melhoram a fluidez do trafego do Terra Nova. O bairro foi rota de desvios em virtude das obras da copa e corrigimos algumas situações. Com estas obras, fechamos um pacote de intervenções viárias naquela região, que incluíram os bairros Bosque da Saúde e Canjica”, explicou o secretário Thiago França.
As melhorias já se percebem em uma das entradas do bairro, pela Avenida A (a via principal), a partir da Avenida Vereador Juliano da Costa Marques (avenida que passa ao lado do Shopping Pantanal, onde fica a Receita Federal). Nas duas pistas (de entrada e saída do bairro) foi reforçada a sinalização vertical e horizontal, que recebeu a marcação da área regulamentando o espaço para estacionamento do lado direito, o que antes não existia.
Rotatórias
Os serviços no Terra Nova incluíram a implantação de duas rotatórias, dois binários e a instalação de 150 placas para orientar o trânsito e também houve a substituição das placas com postes de madeira pelos de aço, mais resistentes à ação do tempo.
A primeira rotatória foi implantada no cruzamento da Avenida A com a Rua C, próxima à Praça do Terra Nova, um local onde diversos estabelecimentos vendem lanches e é bastante procurado, principalmente nos fins de semana. “Agora é outra coisa. Após a sinalização e instalação desta rotatória, não houve mais nenhum acidente aqui. Antes os carros fechavam as motos no cruzamento”, disse Vânia Reis, que mora na região há 37 anos, desde que nasceu.
Um dos taxistas que ficam no ponto em frente à praça, perto da rotatória, é Francisco Inácio da Silva. Na profissão há 36 anos, ele trabalha no ponto há quatro anos e disse que agora aumentou a segurança no tráfego local. “Melhorou bem. Ai na esquina [onde está a rotatória] os carros batiam direto; é que os motoristas não respeitavam e agora com a rotatória eles param e prestam mais atenção”, observou.
A segunda rotatória foi instalada na Avenida Nigéria com a Rua Professor João Pedro Gardez (já no Bairro Aclimação). A partir da rotatória a Avenida Nigéria é mão única até a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). Com a nova sinalização, a Avenida Nigéria transformou-se em mão dupla no trecho entre a Rua João Pedro Gardez (na rotatória) e a Avenida Senegal. Estas alterações ajudam a melhorar o acesso a vias importantes, como as Avenidas Governador Dante Martins de Oliveira ( antiga Avenida dos Trabalhadores) e a Vereador Juliano da Costa Marques.
Binários
O primeiro binário do Terra Nova começou a funcionar no entorno da praça. A Rua C tem mão única e agora desce. Já a Rua H, do outro lado da praça, sobe. O estacionamento nestas duas ruas ficou do lado direito da via. Antes da transformação destas duas vias em binário, a confusão no local era muito grande, de acordo com o presidente da Associação de Moradores, Anderson Matos. “As ruas eram mão dupla e os carros estacionavam dos dois lados e nas sextas e sábados dava muita confusão”, lembrou o presidente da associação.
O segundo binário foi instalado nas ruas paralelas A e Padre Emílio Francisco Reiner. A Rua A tem mão única no sentido da Avenida A para a Avenida F. Já a Padre Emílio tem mão única a partir da Avenida F. “O nosso bairro tem um fluxo de veículos muito intenso pela avenida principal [Avenida A], que é uma das vias por onde trafegam os veículos que acessam e saem do shopping. Com estas mudanças e implantação da sinalização, aqui mudou da água para o vinho. Acabou a confusão e as batidas de carros que ocorriam principalmente nos fins de semana”, afirmou Anderson Matos.
Outros bairros
A implantação da sinalização horizontal e vertical nos últimos meses inclui o Distrito Industrial (com a conclusão da sinalização nesta semana). O serviço está sendo finalizado em 100%, com instalação de 80 placas e sinalização em 30 cruzamentos. Também receberam a sinalização horizontal e vertical em 100% os bairros Jardim Umuarama e Altos da Serra.
Em alguns bairros houve a necessidade de se reforçar a sinalização horizontal e vertical nas vias principais. Dentre eles estão o Jardim Independência (com sinalização da Via Principal) e Jardim Imperial, que teve a Avenida das Palmeiras (a principal) totalmente sinalizada. Em outros bairros, o reforço foi na sinalização vertical, com instalação de placas de regulamentação. Receberam a sinalização vertical em 100% os bairros Planalto, Canjica, Bela Vista e Dom Bosco.
No Bairro Centro América, também está sendo totalmente sinalizada a Avenida Thomé Fortes, que foi recentemente recapeada pela Secretaria de Obras Públicas, por meio do Programa Novos Caminhos. No Centro Sul, a Rua Joaquim Murtinho foi sinalizada entre o trecho da Avenida 8 de Abril e a Avenida Dom Bosco. A Rua Major Gama também está sendo sinalizada em 100%%. A sinalização vertical já foi concluída e a horizontal está sendo finalizada.
No Consil, a Semob também fez uma alteração viária para melhorar o trânsito na Rua José da Silva Monteiro, onde está instalada uma escola. O local é considerado um polo gerador de tráfego e, por isso, para fluir melhor o trânsito, a rua, que era mão dupla, virou mão única. O sentido agora vai da Rua A até a Travessa Elzira Thiengo Monteiro, com estacionamento do lado direito da via até à praça, e do lado esquerdo até o fim da rua.