Esporte e Lazer /
03 de Maio de 2012 10h26
Eleitos os representantes dos Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá
Ampliando a participação popular no desenvolvimento de políticas públicas, a prefeitura de Cuiabá realizou na última sexta-feira (27-04), o processo eleitoral para a escolha dos seis representantes conselheiros titulares e seis suplentes do Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá.
Conforme o presidente da comissão eleitoral, Amilton Martins, a eleição transcorreu dentro da normalidade, tendo início às 8 horas para as inscrições das chapas, até às 10 horas. Homologadas as chapas deu-se início a votação que terminou às 17 horas.
Para o secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, a ação mobilizou os representantes do setor cultural. “A idéia foi convidar a sociedade a fazer parte do Conselho e através dele, fomentar políticas públicas que sejam demandas pela sociedade e, assim, atendam as interesses comuns dos cuiabanos”, disse.
A Eleição foi assim realizada:
3 Conselheiros Titulares e 3 Suplentes para a Classe Artística
Onde ganhou a Chapa 1 - com 116 votos contra os 108 votos da Chapa 2;
Assim composta:
Titulares: Eduardo Pereira, Alcides Ribeiro dos Santos e Clemance Almeida Saldanha e como Suplentes foram eleitos: Ronildo Soares dos Santos, Vital Gomes Siqueira e Lineia Rodrigues do Nascimento.
3 Cons. Titulares e 3 Suplentes para a Entidades Culturais
Titulates: Marlene Kirchesch, Leonardo Mendes Sant’Ana e Carlos Eduardo dos Santos e como Suplentes: Ludionar Renner Silveira, Patrícia Carla Pontes da Costa e Adilson da Silva Lara.
O Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá vai funcionar para o próximo biênio com 12 Conselheiros, sendo seis representantes do governo municipal, destes um pertencente a Câmara Municipal de Vereadores e seis de entidades não governamentais: Eduardo Pereira, Alcides Ribeiro dos Santos, Clemance Almeida Saldanha, Marlene Kirchesch, Leonardo Mendes Sant’Ana e Carlos Eduardo dos Santos.
Participaram dos trabalhos na condição de fiscais das chapas Eduardo Pereira, Marcos Levi de Matos e Alceu Marcial Cazarin, sendo que durante o pleito nenhum deles apresentou qualquer pedido de irregularidade. O processo eletivo transcorreu dentro do esperando pela equipe organizadora.
O que é o Conselho Municipal de Cultura?
É um órgão colegiado, de caráter deliberativo e consultivo, vinculado ao poder executivo, que tem como característica fundamental o poder de controle sobre as ações públicas, ou seja, sobre os planos e orçamentos.
O que ele faz?
Delibera sobre as diretrizes gerais da política cultural do município; colabora com a Fundação Municipal de Cultura na convocação e na organização da Conferência Municipal de Cultura; fiscaliza e avalia a execução do Plano Municipal de Cultura; fiscaliza e avalia o cumprimento das diretrizes e dos instrumentos de financiamento da cultura; aprecia e aprova as diretrizes do Fundo de Projetos Culturais; elabora e aprova seu Regimento Interno.