Notícias

Educação / Vivência

16 de Junho de 2015 09h19

Educadores recebem formação para trabalhar cultura cuiabana com a educação infantil

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Com o objetivo de adquirir elementos teóricos e práticos para possibilitar a vivência da cultura cuiabana nas ações pedagógicas com a educação infantil, profissionais que trabalham com crianças de 0 a 5 anos de idades estão recebendo formação continuada. Denominada “Enkantos”, a formação ocorre em encontros de grupos com a realização de atividades que inclui ciranda, brinquedos cantados, leitura de textos e lendas regionais e danças típicas de Cuiabá, como o siriri.

Participam da formação diretores, professores, assessores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e técnicos em desenvolvimento infantil (TDIs) das unidades de educação infantil da rede municipal.

A proposta do “Enkantos” é reunir o grupo uma vez por mês durante um período de oito meses. Cada encontro com duração de duas horas.

A secretária adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, explica que desde 2014 a Secretaria Municipal de Educação promove, em parceria com o Grupo Marista, a formação continuada “Brincadiquê? na defesa do Direito ao Brincar” para os profissionais das unidades de educação infantil.

O Brincadiquê? é parte do projeto “Ressignificando a Prática Pedagógica na Educação Infantil” e visa apresentar ao educador meios para promover o direito de brincar com criatividade e ludicidade, contribuindo com a promoção dos direitos da primeira infância.

Conforme a coordenadora de Organização Curricular, Maria Benedita Martelli, com a participação no Brincadiquê? os profissionais da educação infantil sentiram a necessidade de incluir a cultura cuiabana no processo de aprendizado, levando as brincadeiras, as músicas, as lendas e as histórias infantis para dentro da sala de aula.