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22 de Março de 2012 08h54
Educadores da rede de ensino de Cuiabá têm acesso à especialização gratuita
Os articuladores, coordenadores e diretores das escolas municipais de Cuiabá têm a oportunidade de participar do Curso de Especialização em Educação Integral, que visa ampliar e aprofundar conhecimentos teóricos e práticos da rede pública, melhorando a capacidade de atuação no “Programa Mais Educação”.
A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) junto com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Desenvolvimento (SECAD), e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que, em Cuiabá, desenvolve o trabalho em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Desde 2009, o estado de Mato Grosso e o município de Cuiabá aguardam o recurso para a implantação deste curso de especialização em educação integral, no entanto, a verba só foi liberada em 2011 pelo FNDE, possibilitando o início das aulas neste ano.
Na aula inaugural, que ocorreu na última segunda-feira (19-03), estava presente a professora Rosa Luzardo, responsável por trazer esta proposta para Cuiabá, e que idealizou esta iniciativa ainda em 2007 por meio de pesquisas.
“Este curso garantirá a junção e a fundamentação da prática do trabalho a teoria. Além disso, a universidade revisa a própria teoria ao identificar uma prática (escola em tempo integral) que é um sucesso absoluto”, explica o diretor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), Gilberto Fraga de Melo.
A rede de ensino de Cuiabá já conta com 62 escolas em tempo integral, e a previsão é que este número aumente até o segundo semestre de 2012, totalizando 68 escolas.
A especialização é gratuita e presencial, com carga horária de 420 horas, e oferece 100 vagas, sendo 50 para educadores do estado, 35 para educadores do município de Cuiabá, e 15 para Várzea Grande. Entre os módulos estudados estão: Educação Ambiental, Letramento, Cultura e Artes, Esporte e Lazer, Cultura Digital, Direitos Humanos e Cidadania, Currículo Integrado, e Didática Metodológica.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação pontua que este curso auxiliará no conhecimento de como a educação integral deve ser trabalhada. “Isso vai qualificar os nossos articuladores na sua atuação. A grande dificuldade hoje é entender que tipo de educação integral é essa que nós trabalhamos, além de buscar o entendimento de tempo e espaço que deve estar presente no ensino da educação integral, e como fazer isso na prática”.
O término do curso está previsto para o final de 2013. As aulas são realizadas no Instituto de Educação da UFMT, de segunda à quinta-feira – com exceção da primeira semana de cada mês – das 18h30 às 22h30.