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19 de Agosto de 2010 17h00
Educadores acham que formação de professores faz a diferença
Para a secretária adjunta de Educação, professora Julieta Ribeiro Domingues, que participou hoje (19-08), pela manhã, no Hotel Mato Grosso Palace, do Seminário de Democratização da Escola/Creche e Construção da Cidadania, a formação oferecida aos profissionais do ensino da rede municipal de Cuiabá é que tem promovido a diferença na qualidade da aprendizagem ofertada no município.
Ela fundamenta a afirmação se reportando aos números do Ideb, divulgados no mês passado pelo MEC, que revelam uma melhoria expressiva na qualidade da educação oferecida no município. Os dados apontam que nas séries finais do Ensino Fundamental a capital obteve 4.1, superando a projeção do MEC de 3.3 para este ano. Isso eleva o município do 14º para o sétimo lugar e alcança a meta estabelecida para 2013.
Nas séries iniciais, o objetivo estabelecido para 2009 foi de 4.1, mas os indicadores apontam que a rede de ensino do município obteve a projeção traçada para 2011, ou seja, 4,5. Esses números revelam que Cuiabá está acima da média nacional, que é de 4,4. “Mas apesar do avanço apontado pelos números, não estamos satisfeitos. Esperávamos um salto maior nas séries iniciais. Para isso, essa avaliação também tem o caráter de fortalecimento para as equipes gestoras e dos Conselhos, que vai requerer deles uma atitude pró-ativa na busca da qualidade”, afirmou.
A secretária ainda destacou que o os processos de melhoria não acontecem de forma espontânea. Segundo ela, eles são fruto de ações pensadas, acompanhadas. “Nossa reflexão fundamental deve ser: o que fazemos com os resultados e que ações devem ser desencadeadas a partir deles?”, ponderou.
Na avaliação do professor Leodenil Duarte, diretor da escola municipal Francisval de Brito, no bairro Coophamil, o processo democrático nas unidades de ensino é positivo quando se leva em conta que é a vontade dos envolvidos na aprendizagem que é considerada. “Na nossa escola, a Gestão Democrática tem um resultado bom porque nossa postura é a do diálogo e a do trabalho coletivo”, relatou.
Para o diretor de políticas educacionais da SME, José Sebastião Arruda Souza, a Gestão Democrática vem sendo implementada gradualmente nas unidades de ensino da rede. E, durante esse período de existência, vêm apresentando resultados satisfatórios, como o envolvimento das escolas, dos gestores e conselheiros no acompanhamento, fiscalização e condução dos processos de aprendizagem. “Nosso maior desafio é a participação eficaz de todos os segmentos e os limites de poder de cada um. Sentimos um amadurecimento gradativo na gestão e nas instâncias que a acompanham. Não estamos no patamar ideal, mas estamos avançando”, concluiu.
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