Notícias

/ CAPACITAÇÃO

31 de Janeiro de 2018 18h23

Educação traz palestrante com referências internacionais para capacitação em “Ciência e Tecnologia”

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

Desde segunda-feira (29), a Prefeitura de Cuiabá vem realizando no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, palestras para capacitação de professores da rede municipal de ensino, voltadas para a “Ciência e Tecnologia” para a educação infantil, por meio dos ensinamentos do professor Attico Chassot, licenciado em Química (UFRGS) e mestre e doutor em Educação (UFRGS) com pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri.

Attico Chassot sintetiza em suas palestras em reflexões sobre educação, marcando a interpretação da ciência como uma produção cultural. Seus ensinamentos não se restringem a discutir metodologias ou conceitos científicos, ele procura demonstrar que falar de ciência é também falar de comportamento, história e de cultura de uma forma mais ampla.

Revelando questões como cidadania, tecnologias, formação de professores, linguagem, história, política, saberes populares e escolares e religião. Sua contribuição para o campo da Educação em Ciências tem como público-alvo não apenas os pesquisadores e professores dessa área, mas todos aqueles que se interessam pelos rumos da educação no país.

“Quando eu afirmo que ciência é uma linguagem construída pelos homens e pelas mulheres para explicar o mundo natural, eu estou dizendo que a ciência explica a finalidade de estarmos no mundo. E, quanto mais nós entendermos essa linguagem, vamos entender o que significa ser alfabetizado cientificamente. A partir daí nós vamos estar numa situação melhor, mais confortável e poderemos ajudar a transformar o mundo para melhor”, destacou Chassot.   

O ensino do tema tem assumido um papel cada vez mais importante na Educação Básica, as orientações curriculares apontam para a importância da área do conhecimento de mundo e para o desenvolvimento pleno dos alunos, por meio da sensibilização para a alfabetização científica. “Repassamos durante este circulo de palestras informações para que professores transformem seus alunos em pesquisadores. Assim, iremos ensinar os docentes  a despertar no aluno o trabalho com a pesquisa cientifica”, completa o professor.

Ele ainda complementa dizendo que apresentará uma proposta aos docentes, para eles perpetrarem durante o ano letivo, que vai se estender até novembro. Para ser apresentado durante Seminário, onde eles apresentarão os resultados dos seus trabalhos e desse modo poder tirar um diagnóstico.

A Semana Pedagógica vem revelar alguns estudos, como por exemplo, a ausência do conhecimento da maioria dos docentes, que não atribuíam a devida importância a esta área. Fato este resultante da insegurança destes profissionais que, por sua vez, pode estar associada à deficiência na falta de informação referente ao ensino de ciências durante o seu percurso acadêmico.  

“Com realização do evento podemos concluir o impacto positivo para a educação infantil do município, permitindo aos professores compreender a importância da abordagem das ciências na Educação Infantil e despertar o seu interesse para práticas didático-pedagógicas que privilegiem de forma contextualizada com as demais áreas do conhecimento, a realização do trabalho experimental por investigação no ensino de ciências”, ressalta diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos.

Para a professora Laura Hazama, professora do ensino fundamental na EMEB Orlando Nigro diz que sempre participa de cursos e palestras realizadas pelo município. “A gente já fez em Cuiabá no ano passado o IP, e ele foi voltado à investigação cientifica, para gente estar levando essa parte cientifica dentro da sala de aula. E hoje, essas palestras vem reforçar a importância dos professores estar preparado cientificamente para estar realizando este trabalho. Eu sei que neste curso também teremos de fazer um plano de aula em cima do conteúdo. É muito bom pra gente ter esse respaldo da educação do município na nossa capacitação,” agrade a professora.

 

Sobre Attico Chassot

Professor há 54 anos (desde 13 de março de 1961), é licenciado em Química (UFRGS) e mestre e doutor em Educação (UFRGS). Fez pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri. Foi professor titular da PUC-RS, FAPA, UFRGS (onde foi coordenador do Curso de Química e diretor do Instituto de Química) ULBRA, UNISINOS (onde foi Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação), ULBRA e UNILASALLE. Professor visitante na Aalborg Universitete na Dinamarca.

Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Metodista - IPA onde envolve-se com alfabetização científica e História e Filosofia da Ciência e professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no Campus de Frederico Westphalen. É orientador de doutorado da REAMEC - Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática. Está conectado ao mundo através de seu blog. E constantemente tem sido convidado como palestrante em todos estados brasileiros e em alguns países.

É autor de vários livros, dos quais sete estão ainda em circulação: A ciência através dos tempos (Moderna, 1994, 28ªed. 2014). Para que(m) é útil o ensino? (EdULBRA, 1995, 3ªed EdUNIJUÍ, 2014); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUI, 2000, 6ªed, 2014); A Ciência é masculina? É sim, senhora! (EdUnisinos, 2002, 6ªed, 2013); Educação conSciência (EdUNISC, 2003, 3ªed, 2014); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez, 2007). e Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (EdUNIJUÍ, 2012). Tem nos livros e no escrever duas de suas paixões.