Educação / FORMAÇÃO
16 de Novembro de 2017 12h21
Educação e AMA realizam nova etapa do curso para profissionais cuidadoras
Prossegue neste sábado (18), das 8h às 12h30, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), o curso de formação para Cuidadoras de Autistas. Ao todo, 200 profissionais que atuam em unidades educacionais das Regionais Norte, Sul, Leste e Oeste estão recebendo a capacitação promovida pela SME e Associação de Amigos dos Autistas (AMA). O objetivo da iniciativa é conscientizar os profissionais sobre o seus papeis como agentes de integração escolar.
O curso já está com as inscrições encerradas e é direcionado exclusivamente aos profissionais da rede municipal de Educação. A formação tem ao todo 4h30 de carga horária, onde são abordados temas ligados ao aspecto clínico do Transtorno de Espectro Autista (TEA), os fatores comportamentais e questões pedagógicas.
Toda a formação se baseia no princípio curricular pleno que norteia a rede e no papel da articuladora (facilitadora) a partir do direcionamento do professor referência e do professor da sala multifuncional, atendendo a determinação da Gestão Emanuel Pinheiro, de priorizar as ações de inclusão e humanização, oferecendo aos alunos um ensino de excelência. No primeiro sábado da formação (11) participaram cuidadoras das Regionais Norte e Oeste. Neste será a vez das profissionais das Regionais Sul e Leste.
Transtorno de Espectro Autista
Segundo a legislação, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm direito a um acompanhante especializado sempre que for comprovada essa necessidade. Esse acompanhante especializado, mediador (no caso das unidades estaduais) ou cuidador (nas escolas da rede municipal de Cuiabá), tem entre suas funções apoiar a pessoa com transtorno do espectro autista nas atividades de comunicação, interação social, locomoção, alimentação e cuidados pessoais buscando sempre a integração escolar e a independência dessa criança ou adolescente.
O autismo é marcado por três características básicas, a inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e um padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O autismo ainda não tem cura, mas, se a criança receber acampamento adequado, envolvendo profissionais da educação e da saúde, seu desenvolvimento e qualidade de vida podem melhorar bastante.
Em Mato Grosso, a estimativa é de que 1% da população seja autista, aproximadamente 10 mil pessoas. Em Cuiabá, segundo a AMA, entidade com cerca de mil associados em todo o Estado, são cerca de 2 a 3 mil pessoas.
Durante a formação são abordados, além do aspecto clinico do TEA, os fatores comportamentais. Farão as palestras neste sábro a psiquiatra Luciana Staut e a psicóloga e pedagoga Ivone Ricci. Pais e representantes da AMA vão falar sobre convivência.
Programação – Formação de Cuidadora de Autista
08:00 às 08:30 horas – Credenciamento/Abertura (representante da SME e AMA)
08:30 às 09:30 horas – Características Clinicas do TEA/Porque o fator isolamento/ Como trabalhar esse aspecto
09:30 às 10:30 horas – Fatores comportamentais
10:30 às 11:00 – Intervalo
11:00 às 11:30 horas – Parte pedagógica
11:30 às 12:30 horas – Falando de convivência ( Presidente da AMA e pais)
Serviço
Formação de Cuidadora de Autista
Datas: 18/11 (profissionais das Regionais Sul e Leste)
Horário: 08:00 às 12:30 horas
Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME)