Notícias

/

16 de Maio de 2011 11h00

Economia de água com sistema de reuso pode chegar a 35%

Da redação/Sanecap

O projeto de reuso da água utilizada no enxágue de roupas pode gerar uma economia de até 35% somente com a reutilização do líquido nas descargas domésticas.  A proposta apresentada no sábado (14.05) aos participantes do encontro de cidadania Ação Global, realizado no Parque Cuiabá, chamou a atenção e despertou o interesse da comunidade local. Dezessete voluntários da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) participaram do evento.  

Para o aposentado e morador do bairro, Hélio Gomes Freitas, 71 anos, a iniciativa é viável ambientalmente e economicamente. Ele afirma que o custo benefício é maior que o valor investido. “Vou utilizar em minha casa essa, que para mim é uma alternativa diferente de tudo que eu já vi. Acredito que irei recuperar o recurso gasto com a implantação em 90 dias ou menos”.  

O sistema de reuso é composto por uma máquina de lavar roupas que leva a água do enxágue conduzida por gravidade a um reservatório. Depois essa mesma água é direcionará para outro reservatório, que fica na parte superior da casa, por meio de tubulação. Para este processo é utilizada uma bomba com ligação automática, que irá abastecer a caixa de descarga. 

O CRRA é  desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. 

Em Cuiabá, algumas residências da região do CPA já possuem o sistema, implantados pelo CRRA, com recursos da Petrobras e com apoio técnico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Congresso 

Voluntários do CRRA que participaram do Ação Global aproveitaram a oportunidade para convidar a comunidade do Parque Cuiabá para participar do I Congresso Saneamento e Tecnologias Alternativas: Vida Sustentável. O evento ocorrerá de 2 a 4 de junho no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e na Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE CPA III). Os interessados devem se inscrever pelo site www.crra.com.br. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 01 de junho.