Cumprindo expediente nas dependências do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, nesta segunda-feira (31), o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, destacou a importância da celebração ao aniversário de 70 anos do complexo esportivo, comemorado nesta segunda-feira (31). gestor lembrou ainda que o local nas décadas de 50 a 70, além de eventos esportivos, o foi palco de debates políticos e encontros sociais.
"A simbologia da importância do Dutrinha à história esportiva, cultural e social de Cuiabá é intensa, principalmente nesta data de hoje, em que o estádio completa 70 anos. O Dutrinha foi o templo do nosso futebol e não foi só palco de grandes craques do futebol cuiabano, mato-grossense e do país, que desfilaram aqui as suas artes. Aqui foi um local de encontros sociais, políticos e musicais. Fez a alegria da população cuiabana principalmente nos anos de 50, 60 e 70, onde Cuiabá não tinha estrutura de grandes estádio e ginásios para receber variados tipos de eventos. E o Dutrinha era a mãe desses eventos, foi a opção da sociedade cuiabana. Mas a grande marca do Dutrinha é ser o templo do futebol cuiabano", comemorou o gestor.
Para Emanuel, além de resgatar parte da história cuiabana, o Dutrinha será palco de inclusão social e desportiva. " Aqui será preparados os craques para o futuro. Temos na Prefeitura de Cuiabá, o "Bom de Bola e Bom" de Escola e vamos lançar o projeto "Lapidando Craques", que são ações educacionais, sociais e assistenciais que vão fortalecer o ensino e aprendizagem e vai dar oportunidade aos craques que estão espalhados nos bairros da nossa Cuiabá. Eles serão preparados para o futebol até mesmo nacional. Olheiros poderão acompanhar a essas crianças e leva-las para testa-las nos grandes clubes. E a história de muitas crianças e adolescentes sairá do Dutrinha", contou ele.
O prefeito recebeu em seu gabinete simbólico no Dutrinha, o presidente do Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense, Dudu Campos e o vice-prefeito da cidade vizinha e diretor do time, José Hazama, para discutir os últimos detalhes sobre a primeira partida do Campeonato Mato-grossense com o Operário de VG x Cuiabá Esporte Clube, sem a presença de público. o jogo está marcado para sábado (6), às 15h.
"Esse jogo vai encerrar definitivamente os festejos em homenagem ao Dutrinha. Discutiremos as medidas de biossegurança contra a Covid-19, nossos eventos são realizados com responsabilidade e preservando a vida da nossa gente", concluiu.
Uma programação especial de entrega da obra foi preparada pela gestão Emanuel Pinheiro. As solenidades estão marcadas para ocorrer nesta segunda, a partir das 17h30, e sexta-feira (4), a partir das 17h, restritas apenas à imprensa e convidados. Já no sábado (5), será realizada a primeira partida do Campeonato Mato-grossense entre o Operário de Várzea Grande e o Cuiabá Esporte Clube, sem a presença de público.
“Temos uma linda e vasta programação, toda ela glamurosa, charmosa, saudosista como ele merece. Contamos com toda a dedicação da nossa equipe. Vamos fazer uma linda festa”, destacou o prefeito.
A programação
Nesta segunda, a programação deve começar às 17h30 com a chegada do prefeito e descerramento do totem. Além disso, Emanuel Pinheiro entrega as estátuas de atletas que marcaram a trajetória do futebol cuiabano. São eles: Fulepa, Fernando Ferreira Leite (Goleiro do Mixto), Avião, Albino Gonçalves dos Santos (zagueiro do Dom Bosco), e Bife, José da Silva Oliveira (centro avante do Operário de Várzea Grande). Para segunda-feira (31), ainda está prevista a apresentação do calendário esportivo de 2022, a benção ecumênica e, depois, a banda da Polícia Militar de Várzea Grande realiza uma apresentação para celebrar os 70 anos do estádio.
Na sexta-feira (4), a programação terá início às 17h e o prefeito entrega homenagens a 70 personalidades como jogadores, esportistas e radialistas mato-grossenses. Além disso, a solenidade contará com apresentações artísticas, uma partida de futebol infantil, uma partida de futebol feminino e o jogo entre a Câmara Municipal de Cuiabá x Câmara de Várzea Grande. Por fim, no sábado a programação de entrega do Dutrinha se encerra com chave de ouro com o primeiro jogo oficial do Campeonato Mato-grossense com o Operário de Várzea Grande e o Cuiabá Esporte Clube, sem liberação para entrada de público.