Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
09 de Outubro de 2012 12h15
Doação potencializa leitura dentro do Programa Siminina
As garotas e adolescentes atendidas pelo Programa Siminina, administrado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, receberam nessa semana uma grande doação de livros da Editora Entrelinhas de Cuiabá.
No total, de acordo com a gestora do programa em Cuiabá, Dorislene Aparecida, serão destinados 510 obras de artistas regionais para as 17 unidades que prestam atendimento a 1.350 garotas (na faixa etária de 7 a 14 anos). “Vamos fortalecer nosso trabalho pedagógico, além de enriquecer nossa cultura”.
Uma das premissas de trabalho do Siminina é a valorização regional. A fauna, o folclore estão presentes em boa parte das apresentações culturais desenvolvidos pelos grupos atendidos. Conforme explica Dorislene, é realizado um trabalho pedagógico teórico para promoção do tema a ser desenvolvido. “Há todo um planejamento mensal para as atividades”.
O Programa
O Siminina possibilita as meninas e adolescentes participarem de aulas de letramento, oficinas de dança, coral, teatro e artesanato, em período de contra turno. Quem estuda de manhã, por exemplo, pratica as atividades no horário das 13h30 às 17h e vice-versa.
As ações são executadas em 15 Centros Comunitários, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Tijucal, e na unidade do antigo Sopão, no bairro Doutor Fábio.