Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Conselhos Tutelares
31 de Julho de 2015 16h05
Divulgada lista de candidatos aptos para eleição dos conselhos tutelares
O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) divulga a lista das inscrições deferidas de candidatos aptos a disputar a eleição unificada dos membros dos Conselhos Tutelares 2016/2019 de Cuiabá.
A eleição acontecerá no dia 4 de outubro.
Neste ano, estão disponíveis 60 vagas, entre titulares e suplentes, nos seis Conselhos Tutelares da capital - e a Comissão Especial Eleitoral registrou 122 inscrições em todos os conselhos.
Desse número, 26 se inscreveram para concorrer no Conselho Tutelar do Planalto, 24 inscritos no conselho do CPA, 23 candidatos no Coxipó, 19 inscritos no Cidade Alta, 15 candidatos no Pedra 90 e mais 15 candidatos no Centro.
VEJA A LISTA COMPLETA DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS
Apenas 10 inscrições foram indeferidas pela Comissão Eleitoral, que considerou que os candidatos não se enquadravam nas exigências necessárias para a candidatura, como experiência superior a dois anos em atividades de defesa e/ou atendimento as crianças e adolescentes e residir há mais de três anos em Cuiabá, por exemplo.
Conforme o edital de eleição, os candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas têm até a próxima quarta-feira (5) para impetrar recurso – que dever conter todos os documentos apontados pela Comissão – e entregá-lo na Casa dos Conselhos.
Após a aprovação das candidaturas, terá início a segunda etapa do processo eleitoral. Para isso, haverá a divulgação de um novo edital contendo as regras do processo eleitoral e os locais de votação, que serão em dez escolas (municipais e estaduais), nas áreas de abrangência de cada Conselho Tutelar, totalizando 60 escolas.
Eleitos os conselheiros, começará a terceira etapa, que prevê a formação inicial destes profissionais e, em seguida, a diplomação e posse - que deve ocorrer no início do próximo ano.
Para mais informações, os interessados podem ligar nos telefones do Conselho da Criança – 3626-3544, 3616-6738 e 3616-6739 ou procurar a Casa dos Conselhos localizada na Avenida Dom Aquino, n° 10, Bairro Dom Aquino, das 8h às 14h.