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27 de Fevereiro de 2012 12h08
Diretorias da Sanecap, AMAES e CAB Ambiental se reúnem e definem estratégias de trabalho para período de transição
A prefeitura de Cuiabá promoveu nesta segunda-feira (27-02) a primeira reunião de trabalho com a CAB Ambiental, empresa que fará a gestão dos serviços de água e esgoto da capital pelos próximos 30 anos. O objetivo do encontro foi promover a integração da equipe da CAB com a equipe da Sanecap e da AMAES, e definir o trabalho de transição até a data em que a concessionária assumirá definitivamente os serviços.
Participaram da reunião as diretorias da Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital), da CAB, da AMAES (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município de Cuiabá), o procurador Geral do Município, Fernando Biral, e os secretários municipais Silvio Fidelis (Governo) e Carlos Brito (Comunicação).
O período de integração e transição se estenderá até 30 de marços. A CAB assumirá efetivamente os serviços no mês de abril. Amanhã, terça-feira (28-03), a diretoria da concessionária visitará a sede da Sanecap, no bairro Carumbé, onde será realizada uma ampla reunião, de apresentação da equipe, para os funcionários da Sanecap. Logo após, terá início as reuniões setoriais, quando as equipes de trabalho da CAB e da Sanecap começam a definir as estratégias para o plano de operação da concessionária.
“Queremos nos apresentar aos funcionários, começar a integração com todos, levar tranquilidade a eles. Vamos, de imediato, implantar uma sala de integração, onde faremos o processo de conhecimento das equipes e traçar o nosso plano de operação para, em abril, iniciar a operação efetiva do sistema”, explicou o presidente da CAB Cuiabá, Ítalo Joffily.
O contrato com a CAB prevê que todos os atuais servidores da Sanecap, aproximadamente 500 funcionários, terão seis meses de estabilidade no emprego. “Nosso objetivo é manter a maioria dos profissionais para prestar o melhor serviço à população de Cuiabá”, garantiu novamente Ítalo Joffily.
O contrato de concessão dos serviços de água e esgoto de Cuiabá, assinado no dia 17 de fevereiro, prevê, ainda, que a concessão será pelo período de 30 anos. As principais metas do contrato são: em três anos, garantir o abastecimento 24 horas por dia, com água de qualidade para 100% da população cuiabana, e promover a coleta e o tratamento do o esgoto doméstico de Cuiabá em um prazo de 10 anos.
“A AMAES também está iniciando seus trabalhos neste processo de transição. Neste momento, a função da Agência é garantir que esta transição ocorra de forma tranquila. O papel da agência é garantir que a população não terá prejuízos neste processo de transição. Depois, fiscalizar e orientar as ações da CAB. A AMAES é o canal de ligação entre a população e a concessionária”, ressaltou a presidente da AMAES, Karla Regina Lavratti.
Outra ação a ser iniciada imediatamente, e também prevista quando a CAB venceu a licitação, é a contratação de uma empresa especializada para fazer uma auditoria do patrimônio da Sanecap. Este patrimônio será repassado à concessionária para utilização e devolvido ao município quando vencer o contrato de concessão.
CAB Ambiental
Criada em 2006 pelo Grupo Galvão, uma das maiores empresas brasileiras do setor de infraestrutura, a CAB ambiental atende hoje a mais de 5,5 milhões de brasileiros por meio de contratos de concessão e de parceria público privada (PPP) nos Estados de Mato Grosso (Alta Floresta, Canarana, Colíder, Comodoro e Pontes e Lacerda), Paraná (Paranaguá) e São Paulo (Andradina, Castilho, Guaratinguetá, Mirassol, Palestina e Piquete). É sócia da Sabesp, a maior empresa de saneamento da América do Sul, em Águas de Andradina e Águas de Castilho. Mantém um contrato de PPP com a Sabesp para ampliar a produção de água n região Metropolitana de São Paulo.