Notícias

/

12 de Janeiro de 2011 15h56

Diretoria da Sanecap se reúne com lideranças da região Sul da capital

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deita-me em pastos verdejantes, guia-me mansamente por águas tranqüilas..., certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei a casa do senhor por longos dias”, assim foi aberta a reunião com as lideranças da região sul, de Cuiabá, ontem (11/01), às 19h, na sede da União Coxipoense de Associação de Moradores (UCAM), onde o presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), engenheiro Antônio Carlos Ventura Ribeiro, realizou uma palestra focando novos projetos da companhia de abastecimento de água.   

Na oportunidade, Ventura Ribeiro fez um relato técnico sobre o sistema de abastecimento de água atendido pela estação de tratamento de água – ETA Tijucal, explicando que existe a possibilidade da Sanecap resolver a situação do abastecimento de água em algumas regiões de Cuiabá, priorizando a implantação de medidores na capital. “Fomos estudar porque havia tanta falta de água na cidade, e chegamos à conclusão de que há um grande desperdício na região. Debruçamos sobre o assunto, elaboramos projetos por localização geográfica que, possivelmente, será lançado pelo prefeito de Cuiabá, em breve”, informou Ventura.

“Hoje, por exemplo, na região do Altos da Serra existe um verdadeiro chuveiro”. Posso colocar o rio Cuiabá lá que não vamos resolver o problema. A idéia aqui não é trazer soluções mágicas, por isso optamos, após estudos, em hidrometrar a região. “Além disso, vamos fazer um trabalho profundo de conscientização sobre o uso racional da água”, observou Ventura.

“Eu quero que essa rede de água seja feita; se a Sanecap precisar, eu vou de casa em casa fazer esse trabalho”, disse Esmael Vicente de Paulo, presidente da associação de moradores do bairro Nova Esperança II.  Já, Josué Ribeiro, do bairro Nova Esperança III, disse: “presidente o senhor pegou um abacaxi, mato, sujeira, eu espero sim que o senhor consiga resolver o problema da água da região. Espero que a diretoria e a sua equipe de trabalho tenham sucesso nessa empreitada”, concluiu.

O engenheiro Jacírio Maia Roque, diretor técnico da Sanecap, esclareceu aos presentes sobre as providências que a companhia está tomando para amenizar a situação do abastecimento de água nos bairros, inclusive, do bairro Osmar Cabral, cuja presidência da associação é ocupada por Clementino Gomes da Silva (Gasolina). “Hoje, por exemplo, já foram repassadas para a gerência de obras da Sanecap as providências que devem ser tomadas em relação ao Osmar Cabral”, concluiu Maia.

Presente a reunião, Valter Arruda, presidente da Federação Mato-grossense de Bairros -(FEMAB) parabenizou a iniciativa da diretoria da Sanecap dizendo “é com esse relacionamento mútuo que conseguimos resolver os problemas. Não leve nenhuma crítica aqui citada pelo lado pessoal. Cada companheiro que está presente aqui tem como objetivo a resolução dos problemas do seu bairro, uma vez que é bem mais fácil identificar os problemas e as soluções cara a cara com quem tem a geografia da cidade”, concluiu Arruda.

A reunião foi encerrada pelo presidente da UCAM, Walmir Cardoso e por João Lira, gerente de lideranças comunitárias da Sanecap.

Participaram da reunião, Valmir Cardoso, presidente da UCAM, João Lira, gerente de lideranças comunitárias, Jacírio Maia Roque (diretor técnico), Éverson Serra, diretor comercial, e os líderes comunitários, Antônio Rodrigues de Souza (Coxipó Mirim), Maria do Socorro Silva, José Carlos Sátiro, Luiz Pereira da Silva (Ginho) São João Del Rey, Manoel Marques da Silva (Marechal Rondon), Marcos Bahiano (Pedra 90), Clementino Gomes da Silva (Gasolina) Osmar Cabral, Joaquim Pereira dos Santos (Getúlio Vargas), Waldevino Alves de Jesus (Pequizeiro e Nova esperança), Benedito Abílio de Farias (Cinturão Verde), Júlio Rodrigues (São Gonçalo Beira Rio), Márcia Aparecida dos Santos (Santa Laura), Benedito Paulo de Abril (Santa Terezinha), Miraci Maria da Silva (Jardim Industriário), Maurício Pereira (Vila Verde), Paulo Sardinha (Vila Nova do Coxipó), Lucas José da Silva (Sonho Meu), Édson (Jardim Botânico), José Carlos Rodrigues (Colina Verde), Luiz Mário (Nova Esperança I), Marcos Vidal de Souza (Manduri), Márcio Rogério (Jardim Presidente 2).