/ Novo rumo
28 de Abril de 2015 17h02
Diretoria da Arsec assume com missão de definir destino da CAB Cuiabá em 30 dias
O prefeito Mauro Mendes assinou na tarde desta terça-feira (28), o ato de nomeação da Diretoria Executiva Colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec). Em ato muito concorrido no Salão Nobre do Palácio Alencastro, logo após a posse, o prefeito, em um discurso bastante objetivo, deixou bem claro qual será a primeira missão da Arsec: apresentar em 30 dias um relatório que irá definir se a CAB Cuiabá continua ou não com a concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário da Capital.
Foram empossados o diretor-presidente, Alexandre Bustamante, a diretora de Regulação e Fiscalização, Rosidelma Francisca Guimarães, e o diretor Ouvidor, Alexandro Adriano Lisandro de Oliveira. O mandato na agência será de três anos.
A diretoria irá levantar o que foi feito nos últimos três anos desde que a empresa assumiu a concessão. “Esse relatório, irá nortear qual a decisão a ser tomada”, disse Mauro Mendes, lembrando que no último dia 16 a prefeitura notificou a CAB para que informe se tem condições ou não de honrar com os compromissos de universalização dos serviços de água e esgoto previstos em contrato que começou a vigorar em maio de 2012.
Segundo o prefeito, as medidas a serem tomadas terão que ser juridicamente bem fundamentadas, para que os passos a serem dados na sequencia sejam seguros e possam conduzir para uma solução definitiva. “Não iremos mais tolerar a inoperância e a demora em fazer esse serviço de concessão virar agua na torneira de todos. Faremos tudo aquilo que for necessário fazer. Não vejo hoje a prefeitura com condições de fazer frente aos investimentos. O Estado, com a Sanemat, ficou décadas com a concessão e não resolveu. Podemos ter errado na concessionária, mas não tenho dúvida que o melhor caminho pra universalizar é buscar parceria com a iniciativa privada. Se a atual concessionária não atende a estes requisitos, vamos buscar alternativas”, afirmou.
O prefeito ressaltou que hoje a grande questão é o serviço prestado pela CAB Cuiabá. “Enquanto faltar água na torneira, estaremos insatisfeitos com esse serviço. Ninguém aguenta ficar com a torneira seca. E a sociedade quer respostas claras. Por isso a concessionária terá que dar respostas, mostrar se tem condições ou não”, declarou. Mendes disse ainda que a criação da Arsec está gerando muita expectativa junto à população. “Vocês têm um grande compromisso com a cidade”, disse o prefeito aos diretores, enfatizando que a escolha dos nomes levou em conta o currículo e a competência demonstrada na vida profissional.
“Cumprir os contratos”
Com uma longa carreira na Polícia Federal e também com a experiência de ter exercido o cargo de Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante agradeceu ao prefeito Mauro Mendes pela indicação e também aos vereadores que aprovaram os diretores em sabatina realizada na última quinta-feira (23). “Vamos fazer cumprir os contratos e faremos o necessário para dar publicidade aos trabalhos para que a sociedade tenha a dimensão do que está sendo feito”, afirmou, lembrando que isso é um pedido expresso do prefeito Mauro Mendes.
Bustamante ratificou que o foco inicial da Arsec serão os serviços prestados pela concessionária. “Se falta água, a população quer saber o motivo, a população quer saber o que foi planejado para até o fim do contrato para os serviços de água e esgoto. Temos aqui uma equipe abnegada, e esperamos atender aos anseios da sociedade”, garantiu. Ele explicou que primeiro quer conhecer a agência, conversar com os servidores, para tomar decisões. “Vamos apresentar um relatório do que foi feito, do que está sendo feito e o que está projetado. Nossa ideia é que a empresa que se apresentou para cumprir o contrato, tem que ter condições. Queremos saber se estão atingindo o que reza o contrato. Vamos analisar e depois, no prazo necessário, dar as respostas”.
A engenheira sanitarista Rosidelma Francisca Guimarães, empossada no cargo de diretora de Regulação e Fiscalização, agradeceu pela confiança depositada pelo prefeito. “Somos uma equipe, que vai trabalhar para melhorar a cidade”, enfatizou. Já o advogado Alexandro Adriano Lisandro de Oliveira, diretor-ouvidor da Arsec, admite que a expectativa gerada junto à sociedade pela atuação da Arsec significa um grande desafio pela frente. “Sentimo-nos honrados com esta missão. Pretendemos corresponder a esta expectativa”.
Prestigiaram o ato de posse o presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro, juntamente com os vereadores Leonardo de Oliveira, Marcrean Santos, Adevair Cabral, Ricardo Saad, Onofre Júnior, os secretários municipais Kleber Lima (Governo e Comunicação), Guilherme Muller (Planejamento), Ana Paula Villaça (Gestão), Gilberto Figueiredo (Educação), Pascoal Santullo Neto (Fazenda), Ary Soares de Souza Júnior (Saúde), Adilson dos Reis e Silva (Habitação e Regularização Fundiária), coronel Eduardo Henrique (Ordem Pública), Alberto Machado (Cultura, Esporte e Turismo), João Batista de Oliveira (adjunto de Governo) e Eroaldo de Oliveira (adjunto de Gestão).